Ato Transfusional e Hemovigilância

Objetivo do Curso
O curso de educação continuada de Ato Transfusional e Hemovigilância tem como objetivo qualificar profissionais da saúde para atuarem no processo transfusional (procedimentos pré transfusionais, ato transfusional e procedimentos pós-transfusionais) visando à qualificação do ato, à identificação, à eliminação, à diminuição ou à prevenção dos riscos relacionados e à notificação de reações transfusionais.
Além dos conteúdos teóricos, os profissionais terão a oportunidade de realizar a Avaliação de Protocolo de Transfusão Segura de Hemocomponentes, a Discussão de Casos Clínicos de Transfusões e o Estudo de Casos em Hemovigilância.

A quem se destina
Farmacêuticos, Médicos, Enfermeiros, Biomédicos, Biólogos, entre outros), que exerçam ou pretendam exercer atividades relativas ao ciclo do sangue em serviços de hemoterapia.
Turma
01
Início
20 Mai. 2024
Modalidade
EAD
Carga Horária
28 horas
Duração
02 meses
- ⠀⠀⠀Ao término do curso você será capaz de:
- Discorrer sobre o Processo Transfusional;
- Identificar os cuidados, as intercorrências e os problemas relacionados ao Processo Transfusional e ao Ciclo do Sangue;
- Avaliar e contribuir para a elaboração de Protocolos de Transfusão Segura;
- Compreender os conceitos básicos da Hemovigilância e a importância da sua implementação nos serviços de saúde;
- Conhecer o Sistema Nacional de Hemovigilância;
- Conhecer os principais problemas relacionados ao ciclo do sangue;
- Realizar investigação de Eventos Adversos no Doador e no Receptor do Sangue.
A efetividade e a eficiência do Processo Transfusional, que contempla os procedimentos pré-transfusionais, o ato transfusional, os procedimentos pós-transfusionais, assim como, a segurança do doador e do receptor, pressupõem, além da produção qualificada de sangue e hemocomponentes, o uso racional do sangue, a sua correta administração, o monitoramento adequado do ato transfusional e de suas consequências e a implantação da hemovigilância (conjunto de procedimentos para realizar o monitoramento das reações transfusionais resultantes do uso terapêutico de sangue e seus componentes).
Assim, a competência técnica dos profissionais envolvidos, direta e indiretamente, com o ato transfusional é fundamental para que sejam alcançados os benefícios esperados para o receptor da hemoterapia com promoção da minimização dos riscos decorrentes da transfusão, sejam eles imediatos ou tardios.
Coordenação
Sandro Jorge Januário
Farmacêutico, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui Habilitação em Análises Clínicas pelo Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Mestre em Pesquisas Laboratoriais em Saúde Pública, pelo Centro de Virologia do Instituto Adolfo Lutz – Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Especialista em Educação para o Ensino Superior e Ensino em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz. Doutorando em Vigilância em Saúde Pública pelo Instituto Adolfo Lutz. Vice Coordenador da Comissão de Análises Clínicas e Toxicológicas do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Coordenador e Docente de Cursos de Capacitação, Graduação e Pós-graduação lato sensu em Saúde. Curador e Docente do Instituto Racine.
R$564,00R$1.380,00