Farmacologia Aplicada à Hemoterapia

Objetivo do Curso
O curso intensivo de Farmacologia Aplicada à Hemoterapia tem como objetivo oferecer subsídios de farmacologia aplicada à hemoterapia para a prática dos profissionais de saúde em Serviços de Hemoterapia, de forma a contribuir para a adesão ao tratamento, à detecção de reações adversas, à identificação de riscos e à prevenção de erros de medicação e de danos aos usuários. O curso inclui noções de Pesquisa Clínica dos Medicamentos Biológicos em Hematologia a Discussão de Casos Clínicos com Enfoque no uso de fármacos alternativos e/ou de suporte à hemoterapia.

A quem se destina
Farmacêuticos, Médicos, Enfermeiros, Biomédicos, Biólogos, entre outros) que exerçam ou pretendam exercer atividades nos serviços de hemoterapia.
Turma
01
Início
24 Jun. 2024
Modalidade
EAD
Carga Horária
40 horas
Duração
03 meses
- ⠀⠀⠀Ao término do curso você será capaz de:
- Entender os benefícios e riscos inerentes ao uso de medicamentos e a importância do desenvolvimento de processos seguros relacionados a seu uso no âmbito da Hemoterapia;
- Prover orientações aos pacientes sobre medicamentos, de modo a prevenir o surgimento de problemas durante o processo de uso que possam interferir nos resultados farmacoterapêuticos no âmbito da Hemoterapia;
- Suspeitar do aparecimento de eventos adversos e problemas relacionados com medicamentos no âmbito da Hemoterapia;
- Aplicar os conhecimentos da farmacologia em sua prática diária junto aos pacientes assistidos nos Serviços de Hemoterapia.
A hemoterapia é uma modalidade específica de tratamento de doenças e de condições clínicas com o uso do sangue humano ou de seus componentes. Como complementos à hemoterapia existem classes de medicamentos que constituem importantes recursos terapêuticos utilizados para prevenir e controlar problemas relacionados ao Sistema Hematopoético e à Hemodinâmica.
Os Serviços de Hemoterapia necessitam de profissionais da saúde que conheçam os recursos farmacológicos específicos, empregados em hemoterapia, bem como os complementares e alternativos, de forma que sejam capazes de contribuir para a adesão ao tratamento, à detecção de reações adversas, a identificação de riscos e a prevenção de erros de medicação e de danos aos pacientes assistidos.
Coordenação
Sandro Jorge Januário
Farmacêutico, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui Habilitação em Análises Clínicas pelo Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Mestre em Pesquisas Laboratoriais em Saúde Pública, pelo Centro de Virologia do Instituto Adolfo Lutz – Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Especialista em Educação para o Ensino Superior e Ensino em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz. Doutorando em Vigilância em Saúde Pública pelo Instituto Adolfo Lutz. Vice Coordenador da Comissão de Análises Clínicas e Toxicológicas do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Coordenador e Docente de Cursos de Capacitação, Graduação e Pós-graduação lato sensu em Saúde. Curador e Docente do Instituto Racine.
R$830,00R$2.000,00