Segurança dos Alimentos em Serviços de Alimentação – Adaptação do Design Thinking para a Prevenção e Tratamento de Não Conformidades

Objetivo do Curso
O curso intensivo Segurança dos Alimentos em Serviços de Alimentação: Adaptação do Design Thinking para a Prevenção e Tratamento de Não Conformidades têm como objetivo discutir a evolução do conceito de qualidade, sua relação com a segurança dos alimentos e seu impacto no controle, garantia e gestão de quaisquer sistemas em serviços de alimentação, de forma a atender à ampliação das exigências do mercado de alimentação fora do lar e do próprio consumidor. Visa, também, despertar no profissional o senso crítico em relação aos requisitos das principais legislações aplicadas à produção de refeições, por meio da análise das não conformidades mais comumente observadas em todo o processo produtivo (do campo à mesa). E, por fim, apresentar técnicas para a análise e solução de problemas, sejam críticos ou não à qualidade e à segurança dos alimentos.

A quem se destina
Nutricionistas, técnicos em nutrição e dietética, profissionais de gastronomia e outros profissionais que atuam ou desejam atuar em serviços de alimentação (coletivos ou comerciais), como supervisores, gerentes, líderes de área, além de profissionais responsáveis pelas áreas de controle, garantia e gestão da qualidade e da segurança dos alimentos, incluindo consultores e assessores em estabelecimentos produtores de refeições. Indicado, também, a estudantes de cursos de graduação relacionados.
Turma
01
Início
21 Mar. 2024
Modalidade
EAD
Carga Horária
40 horas
Duração
03 meses
- ⠀⠀⠀Ao término do curso você será capaz de:
- Compreender a diferença entre qualidade, segurança alimentar e segurança dos alimentos;
- Perceber o contexto atual exigências em relação ao controle higiênico-sanitário de alimentos;
- Reconhecer o modelo de segurança dos alimentos e os principais requisitos para implantá-lo em serviços de alimentação;
- Pesquisar as legislações, as normas e os requisitos para serviços de alimentação;
- Compreender a importância de desenvolver senso crítico em relação à aplicação dos requisitos legais;
- Avaliar a criticidade das não conformidades em serviços de alimentação;
- Compreender a importância da aplicação de estratégias de análise e solução de problemas no gerenciamento de organizações do segmento de produção de refeições;
- Aplicar metodologia de análise e solução de problemas;
- Resolver problemas e não conformidades de forma efetiva.
O sistema de gestão das organizações produtoras de refeições deve ser construído sobre uma base preventiva, que assegure a inocuidade dos alimentos em todas as fases do processo produtivo. Para tanto, é imprescindível a identificação e o controle dos perigos e pontos críticos envolvidos nas etapas produtivas de refeições.
Considerando o contexto sanitário atual, os profissionais que atuam na área de alimentação precisam estar preparados para oferecer às empresas produtoras de refeições o modelo mais apropriado para contribuir com a garantia da segurança dos alimentos diante das inúmeras legislações e normas vigentes.
Os investimentos em serviços de alimentação, para adequação estrutural ou a aquisição de equipamentos, sempre envolveram quantidade considerável de recursos financeiros. Contudo, a garantia de uma refeição de alta qualidade higiênico-sanitária e, consequentemente, segura, exige soluções que demandam pouco investimento, como, por exemplo, a implementação de ações corretivas para boa parte das não conformidades registradas em serviços de alimentação. Partindo-se do pressuposto que a maioria das não conformidades encontradas em processos produtivos de refeições requer ações corretivas relacionadas a mudanças de conduta e de procedimentos de segurança sanitária, quando maior o conhecimento e a capacidade de interpretação dos requisitos legais, maiores as chances de sucesso no seu tratamento.
É condição essencial às organizações do segmento de produção de refeições a redução ou eliminação efetiva de problemas e não conformidades, sejam de sistema, de processo, de produto e/ou de cliente. A solução de um problema ou efeito deve ocorrer por meio do entendimento e da análise das relações existentes entre suas características e suas causas, tanto que o uso de metodologias para análise e solução de problemas pode não chegar a produzir ações de melhoria, não porque a ferramenta é inapropriada, mas porque ela não foi devidamente aplicada.
A utilização de estratégias para análise e solução de problemas é essencial, uma vez que elas são baseadas em uma sequência lógica que fornece todos os elementos para que o problema ou efeito seja definitiva, eficiente e efetivamente resolvido, gerando melhorias, fortalecimento e consistência aos sistemas de gestão da qualidade ou da segurança dos alimentos.
Assim, este curso é essencial para que o profissional consiga posicionar-se em relação aos requisitos legais e apresentar alternativas de aplicação das normativas vigentes às organizações do segmento de produção de refeições. Além disso, profissionais qualificados a aplicar estratégias de análise e solução de problemas contribuem com a sustentabilidade das organizações e tendem a ser mais valorizados no neste imenso e competitivo mercado de trabalho.
Docente Responsável
Welliton Donizeti Popolim
Nutricionista. Doutor em Nutrição Humana Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades da Universidade de São Paulo. Especialista em Qualidade de Alimentos pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos. Especialista em Alimentação Coletiva pela Associação Brasileira de Nutrição. Docente Titular na Universidade Paulista. Consultor e assessor em empresas do setor alimentício desde 1994. Destaque Profissional na área de atuação Cadeia de Produção, Indústria e Comércio de Alimentos pelo Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região em 2018. Docente no Instituto Racine.
R$674,00R$1.298,00