LP | Stewardship T01
15 de julho de 2025 2025-07-22 11:52LP | Stewardship T01

Do protocolo à prática: domine o Stewardship e o cuidado a pacientes infectocontagiosos
Desenvolva competências técnicas e clínicas para uma atuação completa.




O que é?
A resistência microbiana é um dos mais sérios desafios enfrentados atualmente pela saúde pública mundial. Seu avanço contínuo tem provocado consequências graves, como o aumento das taxas de morbidade e mortalidade entre os pacientes, além de impactos significativos sobre os sistemas de saúde — incluindo internações mais frequentes, permanência hospitalar prolongada e elevação dos custos assistenciais.
Outro efeito preocupante é a perda de eficácia dos antimicrobianos diante da emergência de novos mecanismos de resistência desenvolvidos pelos microrganismos. Esse cenário é impulsionado, principalmente, pelo uso inadequado e indiscriminado desses medicamentos.
É nesse contexto que surge a importância do Stewardship de Antimicrobianos, um conjunto de ações coordenadas, lideradas por profissionais como médicos e farmacêuticos, com o objetivo de promover o uso racional desses medicamentos. Entre as principais estratégias estão: auditoria prospectiva com feedback, restrição ao uso de antimicrobianos de amplo espectro, desenvolvimento de diretrizes clínicas e ações de educação contínua.
Diante disso, cresce a exigência — por parte de órgãos reguladores e agências acreditadoras nacionais e internacionais — por iniciativas que garantam a utilização segura e eficiente dos antimicrobianos dentro das instituições de saúde para:
- Melhorar a saúde dos pacientes;
- Reduzir a resistência microbiana;
- Diminuir custos e impactos ambientais.
Papel estratégico do farmacêutico
O protagonismo farmacêutico nesse processo é cada vez mais evidente. Por isso, uma formação sólida em Stewardship de Antimicrobianos é essencial para implementar programas de gerenciamento eficazes nas instituições de saúde. Essa atuação qualificada contribui de forma decisiva para a otimização dos resultados terapêuticos, prevenção da resistência microbiana e consolidação de práticas baseadas na interdisciplinaridade e na sustentabilidade do cuidado.
Pós-graduação
Stewardship de Antimicrobianos e Cuidado Farmacêutico a Pacientes com Doenças Infectocontagiosas
- Turma 01
- Início em 06 Ago. 2025
- 12 meses
Objetivos deste curso
O curso de pós-graduação de Stewardship de Antimicrobianos e Cuidado Farmacêutico a Pacientes com Doenças Infectocontagiosas tem como objetivo qualificar o profissional farmacêutico para atuar na área de Gerenciamento de Antimicrobianos, a partir do desenvolvimento de habilidades gerenciais para implantar ações sustentadas de Stewardship destes agentes e habilidades clínicas voltadas ao cuidado às pessoas com doenças infectocontagiosas, nos mais diversos tipos de instituição de saúde, tais como: hospitais, unidades de saúde e farmácias comunitárias.
Grade Curricular
- Fundamentos de Microbiologia e Diagnóstico de Doenças Infectocontagiosas;
- Fundamentos da Farmacologia de Doenças Infectocontagiosas;
- Farmacoterapia de Doenças Infectocontagiosas;
- Estratégias, Implementação e Gestão de Antimicrobianos;
- Bases da Epidemiologia, Vigilância Epidemiológica e Controle de Infecção Hospitalar;
- Boas Práticas Clínicas Farmacêuticas em Doenças Infectocontagiosas.
Modalidade
EAD AO VIVO: Adeque o curso à sua agenda e localização
Coordenação

Rodrigo Macedo
Farmacêutico-Bioquímico. Doutor e Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialista em Atenção Farmacêutica pelo Instituto Racine de Educação Superior, em Farmácia Hospitalar pelas Faculdades Oswaldo Cruz, em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente pela Fundação Oswaldo Cruz e em Preceptoria Multiprofissional na Área da Saúde pela Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento. É Certificado em Stewardship de Antimicrobianos pela Society of Infectious Diseases Pharmacists (USA).