Bases Clínicas para o Acompanhamento Farmacoterapêutico do Paciente

Objetivo do Curso
O curso intensivo de Bases Clínicas para o Acompanhamento Farmacoterapêutico do Paciente tem como objetivo qualificar profissionais farmacêuticos para interpretar sinais e sintomas relatados pelo paciente, familiares e/ou cuidadores e resultados de exames laboratoriais para fundamentar decisões clínicas relacionadas à farmacoterapia no processo de acompanhamento farmacoterapêutico do paciente.
A quem se destina
Farmacêuticos que atuam ou pretendam atuar em Hospitais, Serviços Públicos de Saúde, Farmácias e Drogarias, Consultórios e Clínicas Especializadas, Home Care, Instituições de Longa Permanência, entre outros.
Turma
02
Início
07 Maio 2025
Modalidade
EAD
Carga Horária
40 horas
Duração
02 meses
- Compreender os conceitos de anamnese e de semiologia;
- Compreender as etapas que compõem a anamnese farmacêutica e desenvolver habilidades para realizá-la;
- Coletar, analisar e interpretar os dados obtidos na entrevista clínica do paciente de forma direcionada à prática farmacêutica;
- Relacionar as principais informações coletadas à possíveis manifestações clínicas de problemas relacionados à farmacoterapia;
- Levantar hipóteses, identificar, classificar e propor a resolução para problemas relacionados com o uso de medicamentos;
- Compreender a utilização dos exames laboratoriais como ferramenta para a avaliação da farmacoterapia, no contexto do acompanhamento farmacoterapêutico;
- Interpretar resultados de exames laboratoriais e utilizá-los como dados objetivos para qualificar suspeitas de problemas de saúde associados ao uso de medicamentos.
Todo profissional que exerce a clínica deve estar comprometido com o atendimento às necessidades de saúde dos indivíduos e, para tanto, deve aplicar seus conhecimentos, de maneira racional e disciplinada, a fim de tomar decisões que respeitem, tanto a evidência científica disponível quanto as experiências e o contexto do paciente.
As regras para o exercício da prática clínica são as mesmas para qualquer profissão, o que muda, de uma profissão para a outra, é justamente o foco que cada profissional tem quando atende o paciente. O foco do farmacêutico são os problemas relacionados à farmacoterapia e o serviço de excelência para realizar a abordagem requerida destes problemas é o Acompanhamento Farmacoterapêutico, pois contempla integralmente os elementos do processo clínico estabelecido para todos os profissionais da saúde.
Para colocar em prática o Acompanhamento Farmacoterapêutico, o farmacêutico necessita de uma formação clínica sólida para realizar uma boa anamnese, interpretando sinais e sintomas associados às queixas apresentadas pelo paciente na consulta farmacêutica, além de estar apto a interpretar resultados de exames laboratoriais, a fim de qualificar as intervenções que venha a sugerir para a resolução de problemas relacionados ao uso de medicamentos.
No Brasil, a demanda por farmacêuticos clínicos cresce nos Hospitais, nas Unidades e Centros Especializados do Sistema Único de Saúde, nas Farmácias e Drogarias e, inclusive, em Consultórios e nos Domicílios, pois estes profissionais têm capacidade de reduzir e/ou minimizar riscos, danos e custos e promover a segurança do usuário de medicamentos em todos os níveis de atenção à saúde.
Coordenação
Maria Denise Ricetto Funchal Witzel
Farmacêutica. Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Especialista em Farmácia Hospitalar pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui Curso de Aprimoramento em Farmácia Clínica pela Universidade do Chile e em Farmácia Hospitalar pela Universidade de São Paulo. Possui onze anos de experiência em Farmácia Hospitalar e cinco anos de experiência em Farmácia Comunitária e desde 1998 atua em Coordenação de Cursos Intensivos e Cursos de Pós-Graduação na Área Clínica. Participa da Coordenação Científica dos Seminários Internacionais de Farmácia realizados pelo Instituto Racine desde 2004, no Chile, Portugal e Espanha. É Coordenadora das Comissões Científicas dos eventos promovidos pelo Instituto Racine na Área Farmacêutica. Autora de capítulo do livro Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica. Tradutora dos livros Atenção Farmacêutica: Conceitos, Processos e Casos Práticos e Atenção Farmacêutica Serviços Farmacêuticos Orientados ao Paciente, coordenadora e revisora do livro Atenção Farmacêutica: da Filosofia ao Gerenciamento da Terapia Medicamentosa. Gerente Acadêmica, Coordenadora de Cursos e Docente no Instituto Racine.
R$1.540,00