Bases da Pesquisa Clínica de Medicamentos com Seres Humanos e sua Organização
Objetivo do Curso
O curso intensivo de Bases da Pesquisa Clínica de Medicamentos com Seres Humanos e sua Organização tem como objetivo qualificar profissionais para atuar na área da Pesquisa Clínica de Medicamentos de Uso Humano, considerando seus aspectos éticos, técnicos, regulatórios e de boas práticas clínicas. Visa, também, qualificar a tomada de decisões relacionadas com medicamentos, em nível de gestão de todo o ciclo do medicamento, através de uma visão crítica dos aspectos farmacológico-clínicos-econômicos com base nos princípios do uso racional de medicamentos.
A quem se destina
Farmacêuticos, Médicos, Biomédicos, Enfermeiros, Engenheiros Químicos, Biólogos e Químicos.
Turma
07
Início
20 Fev. 2025
Modalidade
EAD
Carga Horária
32 horas
Duração
01 mês
- Compreender os princípios, conceitos e aspectos gerais da Pesquisa Clínica de Medicamentos com Seres Humanos;
- Compreender as fases da Pesquisa Clínica de Medicamentos de Uso Humano, bem como as etapas previstas no processo de desenvolvimento dos novos fármacos;
- Discutir os principais aspectos farmacológicos, epidemiológicos e bioéticos relacionados à Pesquisa Clínica de Medicamentos com Seres Humanos;
- Reconhecer os processos organizativos necessários à operacionalização da Pesquisa Clínica de Medicamentos;
- Reconhecer as responsabilidades de cada profissional na condução da Pesquisa Clínica de Medicamentos.
Com o objetivo de descobrir ou confirmar efeitos e/ou identificar reações adversas ao produto investigado, a Pesquisa Clínica é de fundamental importância para a determinação da eficácia e segurança dos medicamentos que serão disponibilizados à população de um país. As mudanças epidemiológicas ocorridas no Brasil, principalmente em virtude do envelhecimento da população, impõem o desafio de dirigir investimentos para a inovação em saúde aos setores industrial e público, e, também, às universidades. Assim, a Pesquisa Clínica de Medicamentos com Seres Humanos caracteriza-se como uma área de atuação profissional promissora, uma vez que se encontra na pauta tanto da indústria, quanto dos hospitais, principais usuários destes produtos, e das universidades e, sendo uma área de pesquisa complexa, exige dos profissionais, que pretendam conduzi-la, qualificação técnica associada a habilidades humanas e de gestão.
Docente Responsável
Wagner da Silva Silveira
Farmacêutico-bioquímico. Especialista em Pesquisa Clínica pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Gerente Sênior de Projetos Internacionais com mais de 15 anos de experiência em estudos clínicos pré e pós-aprovação. Ampla experiência clínica e em gestão de projetos depois de assumir posições de escopo e responsabilidade crescentes na fase pré-clínica acadêmica, no ambiente hospitalar, na indústria farmacêutica de pesquisa e em Organizações Representativas de Pesquisa Clínica, desde a gestão de pesquisa clínica, na segurança de produtos, até iniciativas de vigilância sanitária pós-comercialização. Significativa experiência em prospecção de novos negócios, gestão estratégica e de governança. Ampla vivência em gerenciamento de projetos globais, inteligência regulatória, submissão regulatória de farmacovigilância, processamento de eventos adversos, melhoria contínua de processos, treinamento de equipes e mentoria, atuando em diferentes áreas terapêuticas: Cardiovascular, do Sistema Nervoso Central, das Doenças Infecciosas, Oncológica, Inflamatória e do Controle de Dor, Endócrina e Respiratória. Atuou em empresas como Novartis, Pfizer, PPD e Parexel e, atualmente, trabalha na Fortrea. Docente do Instituto Racine.
R$1.687,00