Bases Humanísticas do Cuidado à Pessoa com Câncer
Objetivo do Curso
O curso de educação continuada em Bases Humanísticas do Cuidado à Pessoa com Câncer tem como objetivo qualificar profissionais para a identificação e intervenção dos aspectos psicossociais que envolvem o paciente e sua família diante do diagnóstico e da vivência de uma doença oncológica.
A quem se destina
Farmacêuticos, enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas. Indicado, também, para estudantes de cursos de graduação nas áreas relacionadas.
Turma
01
Início
03 Out. 2024
Modalidade
EAD
Carga Horária
19 horas
Duração
04 dias
- ⠀⠀⠀Ao término do curso você será capaz de:
- Conhecer aspectos ligados ao processo sócio-histórico da morte e do morrer;
- Compreender a doença e o adoecer no contexto da oncologia nos diferentes ciclos de vida;
- Conhecer as dinâmicas familiares diante do adoecimento oncológico;
- Conhecer aspectos da Comunicação Terapêutica na relação profissional de saúde-paciente e sua aplicabilidade no cuidado.
O câncer é um importante problema de saúde pública em nível mundial que atinge pessoas em todas as faixas etárias e condições sociais, cada uma com particularidades que precisam ser devidamente compreendidas para que a assistência prestada pelos profissionais da equipe de cuidado seja assertiva e promova resultados positivos em saúde.
O diagnóstico de uma doença oncológica pode alterar de maneira significativa a vida do paciente e de sua família. As mudanças podem ocorrer nas diversas esferas da vida, tais como: alterações físicas, nos relacionamentos interpessoais e na percepção de si mesmo. O paciente pode vivenciar o medo da mutilação, da dor e da morte. Com isso seu equilíbrio psicossocial passa a ser ameaçado. Uma grande parcela dos pacientes oncológicos se ajusta de forma gradual às situações de crise desencadeadas pelo adoecimento, porém outra parcela significativa apresenta dificuldades para se adaptar à essa realidade.
Além disso, as duas principais modalidades de tratamento para a doença oncológica (quimioterapia e radioterapia) podem acarretar uma crise na vida do paciente, causando impactos de ordem física e psíquica.
É nesse contexto que a compreensão dos aspectos psicossociais, por meio da escuta e do acolhimento, se insere no processo de trabalho dos profissionais de saúde que cuidam de pacientes oncológicos.
O profissional que atua na área da oncologia, precisa compreender as particularidades da população atendida e das doenças oncológicas em cada contexto e, ao mesmo tempo, estar preparado para lidar com as possibilidades e limitações de suas intervenções, a partir de uma postura de abertura e consideração da realidade conforme ela se manifesta em sua multiplicidade, atentando sempre para o atendimento das necessidades globais de cada pessoa.
Coordenação
Káthia Ferraro Lopes
Farmacêutica. Especialista em Farmácia em Oncologia pela Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (SOBRAFO). Especialista em Docência no Ensino em Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Mestranda em Ensino nas Ciências da Saúde na Universidade Federal de São Paulo. Membro da Comissão de Educação da SOBRAFO, à qual é associada desde o ano 2.000. Possui mais de 30 anos de experiência em Farmácia em Oncologia e Central de Misturas, tendo atuado em instituições como Hospital A.C. Camargo Cancer Center, Hospital Albert Einstein, Hospital Samaritano e Farmoterápica, na qual implantou a Unidade de Central de Misturas voltadas à Oncologia. Participou da elaboração do Guia sobre Preparo de Medicamentos Antineoplásicos e do Guia para Notificação de Reações Adversas editados pela SOBRAFO, entre outras publicações. Coordenadora de Curso e Docente no Instituto Racine.
R$910,00