Bioestatística com Enfoque em Pesquisa Clínica de Medicamentos com Seres Humanos
Instituto Racine de Educação Superior
Última Atualização 24 de janeiro de 2025
0 already enrolled
Objetivo do Curso
O curso de educação continuada de Bioestatística com Enfoque em Pesquisa Clínica de Medicamentos com Seres Humanos, tem como objetivo qualificar profissionais para a interpretação de dados estatísticos e para a realização de análise crítica de representações gráficas de resultados obtidos a partir da Pesquisa Clínica de Medicamentos de uso humano, que esteja sendo realizada ou dos resultados publicados na literatura científica sobre o tema.
A quem se destina
Farmacêuticos, Médicos, Enfermeiros, Biomédicos, Engenheiro Químicos, Biólogos e Engenheiros Químicos.
Turma
07
Início
21 Ago. 2025
Modalidade
EAD
Carga Horária
16 horas
Duração
01 mês
Interpretar dados estatísticos advindos da Pesquisa Clínica de Medicamentos;
Analisar as representações gráficas de resultados obtidos durante a realização da Pesquisa Clínica de Medicamentos;
Analisar criticamente os resultados de Estudos Clínicos publicados na Literatura Científica.
A Pesquisa Clínica de Medicamentos compreende estudos realizados com seres humanos para medir os parâmetros de segurança e eficácia de novos medicamentos, sendo essencial para a descoberta de alternativas terapêuticas para a prevenção, tratamento e controle de doenças.
A Bioestatística, ciência que trata da coleta, análise, interpretação e apresentação de dados aplicada às ciências biológicas e às da saúde, está presente nas três Etapas da Pesquisa Clínica, a saber: no Planejamento (Amostragem, Cálculo do Tamanho da Amostra, Análise Estatística, Formulário de Coleta de Dados), na Execução (Coleta dos Dados, Armazenamento dos Dados, Tabulação dos Dados, Análise dos Dados, Interpretação dos Dados) e na Divulgação (Apresentação e Publicação dos Dados obtidos na Literatura Científica), sendo fundamental para auxiliar no processo de avaliação do comportamento do fármaco estudado e de seu potencial de aplicabilidade em saúde.
Assim, a Pesquisa Clínica de Medicamentos caracteriza-se como uma área de atuação profissional promissora, uma vez que se encontra na pauta tanto da indústria, quanto dos hospitais, principais usuários destes produtos, e das universidades. Sendo uma área de pesquisa complexa, exige dos profissionais conhecimentos de bioestatística para a interpretação dos dados advindos de outras ciências como a epidemiologia clínica e a metodologia da pesquisa científica.
Docente Responsável
Marcos Roberto Furlan
Engenheiro agrônomo. Doutor em Horticultura pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP. Mestre em Horticultura pela UNESP. Desde 1984 atua como professor universitário e pesquisador na área de plantas medicinais, tendo exercido funções de Vice-reitor, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação e Coordenador do curso de Agronomia, na Universidade de Taubaté – UNITAU. Atualmente é professor na UNITAU, na graduação e nos programas de mestrado em Ciências do Ambiente e Ciências da Saúde. Docente no Instituto Racine.
Usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Fazemos isso para melhorar a experiência de navegação e mostrar anúncios (não) personalizados. O consentimento com essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Observe que consentir ou retirar o consentimento pode afetar certas funções ou recursos.Ok