Boas Práticas Clínicas Farmacêuticas em Oncologia
Objetivo do Curso
O curso intensivo em Boas Práticas Clínicas Farmacêuticas em Oncologia tem como objetivo discutir as possibilidades de atuação do farmacêutico clínico junto a pacientes com neoplasias, tanto na admissão quanto na internação e na alta hospitalar, de forma integrada com a equipe de cuidado do paciente. Visa, também, discutir as metodologias de acompanhamento farmacoterapêutico em oncologia seguindo a lógica da Atenção Farmacêutica.
A quem se destina
Farmacêuticos. Indicado, também, para estudantes cursos de graduação em Farmácia.
Turma
19
Início
17 Set. 2024
Modalidade
EAD
Carga Horária
87 horas
Duração
03 meses
- ⠀⠀⠀Ao término do curso você será capaz de:
- Orientar o paciente e seus familiares em relação às condutas a seguir na administração de medicamentos e na manifestação de eventos adversos;
- Atuar em equipe multidisciplinar de atendimento ao paciente de forma integrada, resolutiva e com foco na segurança do paciente;
- Analisar e notificar suspeitas de eventos adversos com medicamentos antineoplásicos;
- Realizar conciliação medicamentosa na admissão, na internação e na alta hospitalar;
- Estruturar serviço de acompanhamento farmacoterapêutico ao paciente oncológico.
O câncer é um importante problema de saúde pública em nível mundial e está entre as quatro principais causas de morte prematura (antes dos 70 anos de idade) na maioria dos países e sua incidência e mortalidade vêm crescendo com o envelhecimento da população mas, também, pela alteração nos fatores de risco para a doença, em especial os relacionados à melhoria das condições socioeconômicas acompanhada de hábitos e atitudes associados à urbanização (sedentarismo, alimentação inadequada, entre outros. No Brasil, a estimativa para cada ano do triênio 2020-2022, aponta a ocorrência de 625 mil novos casos de câncer (Instituto Nacional do Câncer – Estimativa 2020).
Na última década, tem crescido a demanda por atuação clínica de farmacêuticos, tanto em Unidades de Internação, quanto em Unidades Ambulatoriais e em domicílios, o que torna obrigatória a capacitação desses profissionais para que possam atuar de forma resolutiva e qualificada no acompanhamento dos resultados farmacoterapêuticos dos pacientes submetidos à terapia antineoplásica.
A Oncologia, uma especialidade recente, ainda não conta com número suficiente de profissionais, em todas as áreas do conhecimento, capacitados para fazer frente à demanda crescente dos serviços de saúde. O farmacêutico clínico, bem-preparado para atuar nessa área, encontra um mercado de trabalho ascendente e com boas oportunidades de carreira.
Coordenação
Káthia Ferraro Lopes
Farmacêutica. Especialista em Farmácia em Oncologia pela Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (SOBRAFO). Especialista em Docência no Ensino em Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Mestranda em Ensino nas Ciências da Saúde na Universidade Federal de São Paulo. Membro da Comissão de Educação da SOBRAFO, à qual é associada desde o ano 2.000. Possui mais de 30 anos de experiência em Farmácia em Oncologia e Central de Misturas, tendo atuado em instituições como Hospital A.C. Camargo Câncer Center, Hospital Albert Einstein, Hospital Samaritano e Farmoterápica, na qual implantou a Unidade de Central de Misturas voltadas à Oncologia. Participou da elaboração do Guia sobre Preparo de Medicamentos Antineoplásicos e do Guia para Notificação de Reações Adversas editados pela SOBRAFO, entre outras publicações. Coordenadora de Curso e Docente do Instituto Racine.
R$4.040,00