Boas Práticas Farmacotécnicas em Oncologia
Objetivo do Curso
O curso de educação continuada em Boas Práticas Farmacotécnicas em Oncologia tem como objetivo apresentar a legislação e os procedimentos adequados para a manipulação e controle de qualidade de medicamentos antineoplásicos em ambientes hospitalares, clínicas e empresas especializadas na manipulação desses produtos, qualificando o profissional para compreender e analisar as prescrições de medicamentos antineoplásicos.
A quem se destina
Farmacêuticos. Indicado, também, para estudantes de cursos de graduação em farmácia.
Turma
09
Início
09 Jan. 2025
Modalidade
EAD*
Carga Horária
28 horas
Duração
01 mês
* Este curso possui aulas presenciais obrigatórias em 01 final de semana.
* Este curso possui aulas presenciais obrigatórias em 01 final de semana.
- ⠀⠀⠀Ao término do curso você será capaz de:
- Manipular medicamentos antineoplásicos com exatidão e segurança;
- Estruturar uma Central de Manipulação de Medicamentos Antineoplásicos em Unidades de Saúde, seguindo as normativas vigentes.
Segundo a Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (SOBRAFO), “A exemplo de outras áreas da Farmácia, a atuação em oncologia começou a ser delineada a partir de 1990, com base em normativas internacionais e trabalhos implementados em grandes centros hospitalares que passaram a identificar desde os riscos ocupacionais e ambientais até a exigência de rigorosa técnica asséptica para a manipulação de medicamentos complexos”.
As terapias oncológicas são consideradas críticas por utilizarem doses terapêuticas muito próximas das doses tóxicas e se destinarem a pacientes imunossuprimidos pela doença ou pelo próprio tratamento. A tarefa da manipulação criteriosa dessas doses gerou a necessidade do estabelecimento de rotinas e adequação de áreas físicas específicas e dedicadas, demandando ao farmacêutico um intenso aperfeiçoamento técnico.
A Oncologia, uma especialidade, relativamente, recente ainda não conta com número suficiente de profissionais capacitados para fazer frente à demanda crescente dos serviços de saúde. O farmacêutico, bem-preparado para atuar nessa área, encontra um mercado de trabalho ascendente e com boas oportunidades de carreira.
Coordenação
Káthia Ferraro Lopes
Farmacêutica. Especialista em Farmácia em Oncologia pela Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (SOBRAFO). Especialista em Docência no Ensino em Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Membro da Comissão de Educação da SOBRAFO, à qual é associada desde o ano 2.000. Mestranda em Ensino nas Ciências da Saúde na Universidade Federal de São Paulo. Possui mais de 30 anos de experiência em Farmácia em Oncologia e Central de Misturas, tendo atuado em instituições como Hospital A.C. Camargo Câncer Center, Hospital Albert Einstein, Hospital Samaritano e Farmoterápica, na qual implantou a Unidade de Central de Misturas voltadas à Oncologia. Participou da elaboração do Guia sobre Preparo de Medicamentos Antineoplásicos e do Guia para Notificação de Reações Adversas editados pela SOBRAFO, entre outras publicações. Coordenadora de Curso e Docente do Instituto Racine.
R$1.410,00