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Intensivo

Cosmetologia – Desenvolvimento de Produtos Cosméticos

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Instituto Racine de Educação Superior
Última Atualização 20 de dezembro de 2024
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Objetivo do Curso

O Curso Intensivo Cosmetologia – Desenvolvimento de Produtos Cosméticos tem como objetivo qualificar profissionais para o desenvolvimento de produtos cosméticos, desde a sua concepção até o lançamento comercial, a partir dos conceitos de marketing e da apresentação das tecnologias disponíveis em termos de matérias-primas e formas de apresentação.

Acesse o Programa Completo do Curso
Turmas realizadas no Brasil
0

Turma

66

Início

22 Fev. 2025

Modalidade

EAD*

Carga Horária

132 horas

Duração

08 meses

* Este curso possui aulas presenciais em 02 finais de semana.

A quem se destina

Farmacêuticos, Químicos, Engenheiros Químicos, Tecnólogos em Cosméticos e outros cursos superiores de tecnologia relacionados à área química-cosmética e Técnicos em Química. Indicado, também, a estudantes de cursos de graduação nas áreas relacionadas.

  • ⠀⠀⠀Ao término do curso você será capaz de:
  • Conhecer a legislação básica vigente na área cosmética;
  • Associar conceitos de marketing ao desenvolvimento de produtos cosméticos;
  • Aplicar as principais etapas para o desenvolvimento de produtos cosméticos;
  • Conhecer as principais matérias-primas e suas características para aplicação em formulações cosméticas;
  • Selecionar fornecedores de produtos e serviços;
  • Planejar o lançamento comercial do produto cosmético desenvolvido.

Cosmetologia: uma área do conhecimento em constante desenvolvimento

Um dos segmentos que mais aplicam recursos em inovação, a indústria brasileira de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, é um amplo universo de 3.332 empresas, número este 5,4% maior em 2021 que no ano anterior, que exporta para 173 países, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumes e Cosméticos (ABIHPEC).

Esta realidade de contínuo aumento do número de empresas é motivada pela necessidade de adaptação a um mercado cada vez mais competitivo e exigente em inovação, qualidade, segurança e eficácia dos produtos, e que, a cada dia, exige mais das áreas de inovação e pesquisa e desenvolvimento.

As constantes inovações tecnológicas no setor cosmético, exigem dos profissionais que nele atuam, ou pretendam atuar, uma visão multidisciplinar e amplo conhecimento de tecnologias, regulação, processos produtivos, qualidade, segurança e eficácia de produtos, bem como habilidades para trabalhar em equipe, liderar pessoas, gerir ou participar de projetos.

Assim, o profissional qualificado encontra um enorme mercado de trabalho nas indústrias cosméticas presentes em 26 das 27 Unidades Federativas do Brasil e em sua extensa cadeia produtiva.

Programa do Curso

  • O Mercado Cosmético Brasileiro e as Etapas Envolvidas no Desenvolvimento e Lançamento de Produtos Cosméticos.
  • Matérias-Primas Cosméticas: Propriedades e Características que Justificam suas Aplicações.
  • Química das Fragrâncias.
  • Bioquímica e Fisiologia da Pele Humana e Cabelo Aplicadas ao Desenvolvimento de Formulações Cosméticas.
  • Legislação Básica Aplicada a Produtos Cosméticos.
  • Conservantes Utilizados em Formulações Cosméticas.
  • Estabilidade e Eficácia de Produtos Cosméticos.
  • Aspectos Técnicos e Práticos para o Desenvolvimento de Produtos Cosméticos Emulsionados.
  • Aspectos Técnicos e Práticos para o Desenvolvimento de Shampoos, Condicionadores e Sabonetes Líquidos.
  • Aspectos Técnicos e Práticos para o Desenvolvimento de Produtos para Pré e Pós-Bronzeamento e Fotoproteção.
  • Aspectos Técnicos e Práticos para o Desenvolvimento de Géis, Desodorantes e Antiperspirantes.
  • Seminário de Apresentação dos Trabalhos de Conclusão do Curso.

Coordenação

Daisy de Fátima Scarparo de Sanctis

Química. Mestre em Físico-química pela Universidade Estadual de Campinas. Possui 35 anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento de matérias primas como surfactantes, alcalinizantes, solventes, produtos cosméticos e detergentes, tendo atuado em empresas como Unilever, Oxiteno, Natura e Clariant. Gerente Serviço Técnico para América Latina – Consumer Care, segmentos de Home, Institutional, Personal, Pharma & Food Solutions na Dow Química. Coordenadora de Cursos e Docente no Instituto Racine.

Tags

Agenda de Cursos - Setor Industrial, Cosmetologia, Farmacêutico Industrial, Indústria Cosmética, Marketing Cosmético

R$5.299,00

Nível
Intensivo
Carga Horária 132 horas
Área
Indústria Química e Cosmética
Lista de Desejos
Desde 1990, desempenhamos um importante papel na formação de profissionais dos setores público e privado, nos âmbitos industrial, logístico, varejista e da saúde.
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