Desenvolvimento de Produtos Cosméticos para Cabelos
Objetivo do Curso
O curso intensivo em Desenvolvimento de Produtos Cosméticos para a Pele e Cabelos tem como objetivo qualificar profissionais para atuarem no desenvolvimento de produtos cosméticos para a pele (Skin Care) e cabelos (Hair Care), considerando os processos de fabricação e envase, bem como suas aplicações em condições usuais e especiais, buscando a inovação e atualização profissional.
A quem se destina
Farmacêuticos, Químicos, Engenheiros Químicos, Tecnólogos em Cosméticos, Biólogos e outros profissionais que atuam ou desejam atuar em pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos. Indicado, também, para estudantes de cursos de graduação relacionados.
Turma
03
Início
13 Set. 2024
Modalidade
EAD*
Carga Horária
49 horas
Duração
02 meses
* Este curso possui aulas presenciais com prática em 02 finais de semana.
- ⠀⠀⠀Ao término do curso você será capaz de:
- Identificar oportunidades orientadas a atender às necessidades do consumidor em termos de produtos cosméticos;
- Conhecer a linguagem da pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos;
- Aplicar os conceitos regulatórios no desenvolvimento de produtos cosméticos;
- Aplicar as ferramentas que visam garantir a qualidade, segurança e eficácia do produto cosmético;
- Compreender as etapas envolvidas nas Boas Práticas de Fabricação na Indústria Cosmética;
- Aplicar as ferramentas que visam garantir a qualidade dos produtos cosméticos;
- Desenvolver habilidades práticas para o desenvolvimento de formulações para a pele e cabelos.
Um dos segmentos que mais aplicam recursos em inovação, a indústria brasileira de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, é um amplo universo de 3.332 empresas, que exporta para 173 países, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumes e Cosméticos (ABIHPEC). Esta realidade de contínuo aumento do número de empresas é motivada pela necessidade de adaptação a um mercado cada vez mais competitivo e exigente em inovação, qualidade, segurança e eficácia dos produtos, e que, a cada dia, exige mais das áreas de inovação, pesquisa e desenvolvimento.
Neste cenário, o desenvolvimento de formulações cosméticas é desafiador, complexo e exige grande dedicação do formulador, pois os produtos, especialmente os utilizados para a pele e cabelos, apresentam claims cada vez mais arrojados, com adição de substâncias ativas inovadoras para atingir os benefícios cosméticos propostos, tanto em termos sensoriais quanto funcionais.
Uma tendência atual é a capacidade do produto proporcionar bem-estar ao seu usuário e, neste sentido, a escolha da forma cosmética adequada, além de propiciar estabilidade, segurança e eficácia, é fundamental para que a experiência de uso seja prazerosa para o consumidor, o que agrega valor ao produto e contribui para o seu sucesso no mercado.
O profissional qualificado para formular produtos cosméticos que atendam às necessidades dos diferentes perfis de usuários, encontra um amplo mercado de trabalho, com indústrias cosméticas presentes em 26 das 27 Unidades Federativas do Brasil.
Coordenação
Patricia Antonio
Engenheira Química. Pós-doutorado pela Universidade Federal do ABC. Doutora e Mestre em Química Analítica pela Universidade de São Paulo. Coordenou e implementou o Programa de Pós-graduação em Engenharia de Cosméticos e seus 4 Pilares: Tecnologia, Inovação, Processos e Gestão no Instituto Mauá de Tecnologia. Experiência de 24 anos em Ensino Superior em Engenharia e de 17 anos na área de Desenvolvimento de Produtos Cosméticos, em escalas laboratorial e piloto. Em 2016, recebeu o prêmio Natura de Sustentabilidade – Xampu com Redução de Água. Em 2017 recebeu o prêmio AEXAM Destaque EUREKA 2017 – Aplicação do corante extraído do mesocarpo da pitaya em cosméticos. Coordenou os projetos FAPESP 2010/18713-5 e 2011/21511-8. Coordenadora Pedagógica Educacional e Docente do Instituto Racine.
R$1.640,00