Farmácia em Oncologia e Cuidado Farmacêutico à Pessoa com Câncer

Objetivo do Curso
O curso de pós-graduação em Farmácia em Oncologia e Cuidado Farmacêutico à Pessoa com Câncer tem como objetivo qualificar farmacêuticos para atuar na área de Oncologia, oferecendo subsídios de farmacologia clínica, farmacoterapia, farmacovigilância, cuidado farmacêutico, farmacotécnica, garantia da qualidade e legislação em oncologia, de modo a prepará-los para o exercício de uma prática farmacêutica de qualidade em unidades de saúde, considerando tanto as atividades técnicas de manipulação correta e segura da farmacoterapia anticâncer quanto às relacionadas ao cuidado, envolvendo todas as etapas do processo assistencial a pacientes em tratamento contra o câncer.
Os conteúdos das disciplinas são desenvolvidos de forma integrada e aplicados ao contexto da prática farmacêutica em Oncologia, tanto no âmbito hospitalar quanto nos âmbitos ambulatorial e domiciliar, contemplando aspectos relacionados à gestão e à assistência, possibilitando que o farmacêutico conheça as novas tecnologias e as descobertas científicas que vem sendo intensamente exploradas nas áreas farmacêutica e da genética, determinantes para a ampliação das opções terapêuticas no combate à doença.
Curso de pós-graduação ou Título de Especialista ou Residência ou Experiência mínima de 03 anos de atuação na área, são exigências do Conselho Federal de Farmácia para que o farmacêutico atue em oncologia (Resolução Nº 640 de 27 de abril de 2017).
Turma
16
Início
17 Abr. 2025
Modalidade
EAD*
Carga Horária
360 horas
Duração
12 meses
* Este curso possui aulas presenciais em 01 final de semana.
A quem se destina
Farmacêuticos
- ⠀⠀⠀Ao término do curso você será capaz de:
- Compreender as bases epidemiológicas, genéticas e moleculares do câncer, bem como as bases da oncologia clínica;
- Conhecer as bases da farmacologia, farmacologia clínica e farmacoterapia do câncer de forma a aplicá-las para a tomada de decisões clínicas e gerenciais no âmbito da Oncologia;
- Analisar e notificar suspeitas de efeitos adversos dos medicamentos contra o câncer;
- Aplicar as Boas Práticas Assistenciais em Oncologia no atendimento à pessoa com câncer, considerando suas características e particularidades;
- Estruturar um serviço de acompanhamento farmacoterapêutico da pessoa com câncer;
- Prestar assistência a populações específicas como os idosos, as crianças e os submetidos a procedimentos especiais como o Transplante de Medula Óssea, interagindo com a equipe multiprofissional de cuidado à pessoa com câncer;
- Orientar a pessoa com câncer e seus cuidadores em relação às condutas a seguir na administração de medicamentos e na manifestação de efeitos adversos decorrentes da farmacoterapia e da doença;
- Manipular os medicamentos da terapia anticâncer com exatidão e segurança;
- Estruturar uma Central de Manipulação da Terapia Anticâncer em unidades de saúde seguindo as boas práticas e as normativas vigentes;
- Gerenciar a Farmácia em Oncologia estabelecendo os processos internos, baseados em boas práticas e de acordo com a legislação vigente, promovendo o uso racional de medicamentos e de insumos.
A significativa alteração na demografia mundial, em função da redução das taxas de mortalidade e natalidade e o aumento da expectativa de vida e de envelhecimento populacional, determinou uma modificação significativa nos padrões de saúde e doença no mundo, conhecida como Transição Epidemiológica. Tal transição é caracterizada por alteração no perfil de morbimortalidade, com queda da taxa de doenças infecciosas e aumento das doenças crônico-degenerativas, em especial, as doenças cardiovasculares e o câncer.
O câncer é um importante problema de saúde pública em nível mundial e está entre as quatro principais causas de morte prematura (antes dos 70 anos de idade) na maioria dos países e sua incidência e mortalidade vêm crescendo com o envelhecimento da população e, também, pela alteração nos fatores de risco para a doença, em especial os relacionados à melhoria das condições socioeconômicas acompanhada de hábitos e atitudes associados à urbanização – sedentarismo, alimentação inadequada, entre outros. No Brasil, a estimativa para cada ano do triênio 2023-2025, aponta a ocorrência de 704 mil novos casos de câncer (Instituto Nacional do Câncer – Estimativa 2023).
O farmacêutico, qualificado para atuar na área da Oncologia, encontra um mercado de trabalho ascendente e com boas oportunidades de carreira, pois não conta com número suficiente de profissionais preparados, em todas as áreas do conhecimento, para fazer frente à demanda crescente dos serviços de saúde.
Segundo a Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (SOBRAFO), “A exemplo de outras áreas da Farmácia, a atuação em oncologia começou a ser delineada a partir de 1990, com base em normativas internacionais e trabalhos implementados em grandes centros hospitalares que passaram a identificar desde os riscos ocupacionais e ambientais até a exigência de rigorosa técnica asséptica para a manipulação de medicamentos complexos”.
As terapias anticâncer são consideradas críticas por utilizarem doses terapêuticas muito próximas das doses tóxicas e se destinarem a pacientes imunossuprimidos pela doença ou pelo próprio tratamento. A tarefa da manipulação criteriosa dessas doses gerou a necessidade do estabelecimento de rotinas e adequação de áreas físicas específicas e dedicadas, demandando ao farmacêutico um intenso aperfeiçoamento técnico. Além disso, na última década, tem crescido a demanda por atuação clínica de farmacêuticos, tanto em unidades de internação, ambulatoriais e em domicílio, o que torna obrigatória a qualificação desses profissionais para que possam atuar de forma resolutiva no acompanhamento dos resultados farmacoterapêuticos dos pacientes submetidos à terapia anticâncer.
Assim, o farmacêutico qualificado para atuar em Oncologia pode trabalhar nos âmbitos gerencial, assistencial e farmacotécnico, em clínicas especializadas em tratamento contra o câncer, em hospitais de grande, médio e pequeno porte, dedicados exclusivamente ou não ao atendimento à pessoa com câncer, desenvolver programas de prevenção da doença, exercer a docência ou realizar pesquisas em universidades e outros centros de estudo.
Programa do Curso
Módulo 01: Fundamentos de Oncologia e de Farmacologia em Oncologia
Histórico e Epidemiologia das Neoplasias; Bases da Biologia Molecular e Genética do Câncer; Modalidades de Tratamento do Câncer: Quimioterapia, Radioterapia e Cirurgia; Pesquisa Clínica em Oncologia; Farmacoterapia Contra o Câncer; Biossimilares em Oncologia; Classes Especiais de Medicamentos em Oncologia; Farmacologia da Dor em Oncologia; Antineoplásicos Orais; Radiofármacos em Oncologia; Vias Usuais e Especiais de Administração de Antineoplásicos.
Módulo 02: Fundamentos Técnicos e Científicos da Farmacoterapia de Neoplasias Prevalentes
Oncologia Clínica: Métodos Diagnósticos, Estadiamento, Avaliação da Pessoa com Câncer e Propostas de Tratamento; Medicina Baseada em Evidências; Medicina de Precisão em Oncologia; Farmacoterapia de Tumores Sólidos; Farmacoterapia de Tumores em Hematologia; Pesquisa Científica: Aspectos Metodológicos; Pesquisa em Base de Dados.
Módulo 03: Boas Práticas Clínicas Farmacêuticas em Oncologia
Conceitos em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica e Cuidado Farmacêutico; Farmácia Clínica em Oncologia; Semiologia e sua Aplicação à Prática Farmacêutica; Avaliação da Prescrição de Medicamentos Antineoplásicos e de Suporte; Interpretação Clínica de Exames Laboratoriais em Oncologia; Farmacovigilância em Oncologia; Conciliação de Medicamentos na Admissão, Internação e Alta Hospitalar; Acompanhamento Farmacoterapêutico à Pessoa com Câncer; Assistência Farmacêutica à Pacientes em Uso de Antineoplásicos Orais; Boas Práticas da Administração da Terapia Anticâncer.
Problematização da Prática Clínica em Oncologia.
Seminário Interdisciplinar de Farmacoterapia em Oncologia.
Módulo 04: Boas Práticas Farmacotécnicas em Oncologia
Boas Práticas de Preparo da Terapia Anticâncer; Biossegurança, Controle e Garantia de Qualidade na Central de Manipulação da Terapia Anticâncer.
Estudo de Casos sobre a Manipulação da Terapia Anticâncer.
Simulação de Preparo da Terapia Anticâncer.
Projeto Simulado da Central de Manipulação da Terapia Anticâncer.
Módulo 05: Fundamentos de Gestão da Farmácia em Oncologia
Gestão da Qualidade, Acreditação e Certificação em Oncologia; Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente em Oncologia; Qualificação de Fornecedores, Logística e Gerenciamento de Recursos Humanos e Materiais; Farmacoeconomia em Oncologia; Judicialização em Oncologia.
Estudo de Casos em Gestão da Farmácia em Oncologia, Gerenciamento de Risco, Segurança do Paciente, Farmacoeconomia e Judicialização.
Módulo 06: Assistência Farmacêutica em Situações Especiais em Oncologia
Atendimento à Pessoa com Câncer no Sistema Único de Saúde (SUS); Assistência Farmacêutica em Oncogeriatria, Oncopediatria, Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas e em Cuidados Paliativos; Emergências em Oncologia.
Módulo 07: Bases Humanísticas do Cuidado à Pessoa com Câncer
Aspectos Humanísticos do Cuidado à Pessoa com Câncer; Atendimento do Paciente em Ambiente Hospitalar, Ambulatorial e Domiciliar; Prática Humanizada em Oncologia; Integralidade do Cuidado à Pessoa com Câncer; Interação do Farmacêutico com a Pessoa com Câncer e seu Cuidador; Relacionamento Interpessoal da Equipe de Cuidado à Pessoa com Câncer.
Coordenação
Káthia Ferraro Lopes
Farmacêutica. Especialista em Farmácia em Oncologia pela Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (SOBRAFO). Especialista em Docência no Ensino em Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Mestranda em Ensino nas Ciências da Saúde na Universidade Federal de São Paulo. Membro da Comissão de Educação da SOBRAFO, à qual é associada desde o ano 2.000. Possui mais de 30 anos de experiência em Farmácia em Oncologia e Central de Misturas, tendo atuado em instituições como Hospital A.C. Camargo Cancer Center, Hospital Albert Einstein, Hospital Samaritano e Farmoterápica, na qual implantou a Unidade de Central de Misturas voltadas à Oncologia. Participou da elaboração do Guia sobre Preparo de Medicamentos Antineoplásicos e do Guia para Notificação de Reações Adversas editados pela SOBRAFO, entre outras publicações. Coordenadora de Curso e Docente do Instituto Racine.

Cristiane Guerra Gil
Pós-graduanda e Monitora AcadêmicaR$17.100,00