Farmacotécnica de Formas Farmacêuticas Líquidas
Objetivo do Curso
O curso intensivo em Farmacotécnica de Formas Farmacêuticas Líquidas tem como objetivo qualificar farmacêuticos para a formular medicamentos e outras preparações magistrais na forma farmacêutica líquida com a finalidade de atender às necessidades farmacoterapêuticas e de saúde de usuários de produtos manipulados, a partir das demandas de profissionais prescritores (médicos, dentistas, nutricionistas, farmacêuticos e médicos veterinários), com base nos conhecimentos farmacotécnicos, nas Boas Práticas de Manipulação de Medicamentos e na legislação vigente.
A quem se destina
Farmacêuticos. Indicado, também, para estudantes de cursos de graduação em Farmácia.
Turma
03
Início
09 Jan. 2025
Modalidade
EAD*
Carga Horária
40 horas
Duração
02 meses
* Este curso possui aulas presenciais em 01 final de semana.
- ⠀⠀⠀Ao término do curso você será capaz de:
- Analisar, elaborar e supervisionar o preparo de formulações na forma farmacêutica líquida passíveis de serem manipuladas em farmácia, utilizando conhecimentos e recursos da tecnologia farmacêutica;
- Discutir as características e aplicações dos excipientes, veículos e adjuvantes envolvidos nas formulações magistrais líquidas;
- Integrar os conhecimentos, aprendendo a conhecer as necessidades dos pacientes e dos prescritores, de forma a contribuir para uma terapêutica segura, efetiva e adequada à condição clínica dos pacientes com o uso de formas farmacêuticas líquidas.
No Brasil, o número de estabelecimento com CNAE primário de comércio varejista de produtos farmacêuticos com manipulação de fórmulas totalizou 8.391 estabelecimentos em dezembro de 2021 e somente por este dado é possível constatar o quanto este setor é representativo.
As formas farmacêuticas líquidas são uma opção farmacotécnica de veicular princípios ativos que podem ser utilizadas para facilitar o ajuste posológico, aumentar a adesão ao tratamento e, inclusive a sua aceitação pelo usuário. Podem ser utilizadas por indivíduos com dificuldade de deglutição de cápsulas e comprimidos ou para administrar princípios ativos que possam ser solubilizados em volumes pequenos. Apesar de suas vantagens, nem todos os insumos podem ser veiculados nesta forma farmacêutica, sendo necessária a realização de avaliação prévia do farmacêutico quanto à sua solubilidade no veículo escolhido, estabilidade, compatibilidade com componentes da formulação e palatabilidade.
Os profissionais que atuam ou pretendam atuar em farmácias com manipulação necessitam estar preparados para avaliar a viabilidade da formulação de produtos na forma líquida e dominar as técnicas fundamentais para seu preparo a fim de que a formulação manipulada possa ser segura e efetiva para o paciente, atendendo às exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Coordenação
Carolina Leiva Fiore
Farmacêutica. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de São Paulo – Campus Diadema. Especialista em Manipulação Magistral Alopática pelo Instituto Racine de Educação Superior. Atua no setor magistral desde 2002.É consultora e docente de disciplinas relacionadas a área de Farmácia Magistral em cursos de Especialização e Pós-graduação. Docente do Instituto Racine.
R$1.840,00