Farmacoterapia de Enfermidades e Situações Clínicas Prevalentes – Protocolos e Diretrizes Terapêuticas
Objetivo do Curso
O curso intensivo de Farmacoterapia de Enfermidades e Situações Clínicas Prevalentes tem como objetivo atualizar os conhecimentos dos farmacêuticos que atuam na área hospitalar no que diz respeito aos protocolos estabelecidos para tratamento farmacológico das principais enfermidades e situações clínica prevalentes no âmbito hospitalar.
A quem se destina
Farmacêuticos. Indicado, também, para estudantes de graduação em Farmácia.
Turma
03
Início
13 Mai. 2025
Modalidade
EAD
Carga Horária
88 horas
Duração
04 meses
- ⠀⠀⠀Ao término do curso você será capaz de:
- Conhecer as bases da farmacoterapia e protocolos clínicos de tratamento farmacológico das enfermidades e situações clínicas prevalentes na sociedade e aplicá-las para a tomada de decisões clínicas e gerenciais no âmbito hospitalar;
- Aplicar os conhecimentos adquiridos junto aos pacientes em uso de medicamentos no âmbito do exercício de sua profissão.
O Hospital é uma das mais complexas unidades de trabalho em saúde, constituindo-se em um centro de interação de várias disciplinas e profissões e de incorporação de novas tecnologias, tanto no que diz respeito a produtos quanto a serviços, cuja finalidade é enfrentar problemas de saúde com níveis de complexidade variáveis.
O profissional que atua na área hospitalar precisa compreender as particularidades das doenças prevalentes neste ambiente bem como os recursos farmacoterapêuticos disponíveis para seu manejo e tratamento, descritos em protocolos clínicos estabelecidos para cada caso com base em evidência científica.
Além disso, é importante considerar que a melhor estratégia de tratamento somente pode ser alcançada se houver uma abordagem integral do paciente e a assistência de um profissional que conheça em profundidade os recursos terapêuticos disponíveis e, ao mesmo tempo, esteja preparado para lidar com as possibilidades e limitações de suas intervenções, a partir de uma postura de abertura e consideração da realidade conforme ela se manifesta em sua multiplicidade, atentando sempre para o atendimento das necessidades globais dos indivíduos para os quais presta assistência.
Na última década, tem crescido a demanda por farmacêuticos clínicos, tanto em Unidades de Internação, quanto em Unidades Ambulatoriais, o que demanda profissionais com postura resolutiva no acompanhamento dos resultados farmacoterapêuticos dos pacientes hospitalizados e, para tanto, o conhecimento dos recursos farmacoterapêuticos disponíveis e sua aplicação em situações prevalentes no âmbito hospitalar é fundamental.
Coordenação
Ana Lúcia Rego Fleury de Camargo
Farmacêutica. Especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar. Especialista em Atenção Farmacêutica – Formação em Farmácia Clínica pelo Instituto Racine. Especialista em Farmácia Hospitalar e Clínica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Participou do Curso Latino-americano de Farmácia Clínica na Universidade do Chile e do curso de Capacitação em Gestão de Projetos pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Possui sólida experiência em Farmácia Hospitalar, atualmente é Diretora Técnica do Serviço de Farmácia do Instituto do Coração HCFMUSP, atuando, também, como Presidente da Comissão de Integração da Assistência Farmacêutica (CIAF) da Diretoria Clínica do HCFMUSP. É Coordenadora de Curso e Docente no Instituto Racine.
R$3.840,00