Fundamentos da Farmacoterapia de Neoplasias Prevalentes
Objetivo do Curso
O curso intensivo em Fundamentos da Farmacoterapia de Neoplasias Prevalentes tem como objetivo atualizar os conhecimentos dos profissionais da saúde, que atuam na área da oncologia, no que diz respeito aos protocolos estabelecidos para tratamento farmacológico dos tumores hematológicos e dos tumores sólidos prevalentes na sociedade.
A quem se destina
Farmacêuticos, Enfermeiros, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas. Indicado, também, para estudantes de cursos graduação nestas áreas.
Turma
03
Início
23 Jan. 2025
Modalidade
EAD
Carga Horária
51 horas
Duração
02 meses
- ⠀⠀⠀Ao término do curso você será capaz de:
- Conhecer as bases da farmacoterapia do câncer de forma a aplicá-las para a tomada de decisões clínicas e gerenciais no âmbito da Oncologia;
- Conhecer os protocolos clínicos de tratamento farmacológico dos tumores hematológicos e dos tumores sólidos prevalentes na sociedade;
- Aplicar os conhecimentos adquiridos junto aos pacientes em uso de farmacoterapia anticâncer.
A farmacoterapia sistêmica anticâncer inclui medicamentos citotóxicos, terapia hormonal, terapia-alvo e imunoterapia e o número de novos tratamentos aprovados vem crescendo rapidamente. O fármaco ideal para o tratamento do câncer seria aquele com atuação somente nas células neoplásicas, sem apresentar efeitos adversos às células não afetadas pela doença. Os fármacos de desenvolvimento mais antigo costumam apresentar menor seletividade, mas os avanços na genética e na biologia molecular têm levado à descoberta de fármacos cada vez mais seletivos e menos tóxicos para o organismo.
A melhor estratégia de tratamento em oncologia somente pode ser alcançada se houver uma abordagem integral do paciente, considerando sua expectativa de vida, sua reserva funcional e o suporte social de que dispõe e, deste modo, os profissionais que atuam nesta área necessitam compreender as particularidades das doenças oncológicas (forma de iniciação, tratamento e prognóstico) e as modalidades de tratamento existentes.
Assim, o atendimento à pessoa com câncer exige um novo profissional, que conheça profundamente os recursos terapêuticos disponíveis, mas que ao mesmo tempo esteja preparado para lidar com as possibilidades e limitações de suas intervenções, a partir de uma postura de abertura e consideração da realidade conforme ela se manifesta em sua multiplicidade, atentando sempre para o atendimento das necessidades globais dos indivíduos para os quais presta assistência.
O profissional qualificado neste campo, encontra na atualidade, um amplo mercado de trabalho, tanto no setor privado, quanto no setor público e no filantrópico.
Coordenação
Káthia Ferraro Lopes
Farmacêutica. Especialista em Farmácia em Oncologia pela Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (SOBRAFO). Especialista em Docência no Ensino em Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Mestranda em Ensino nas Ciências da Saúde na Universidade Federal de São Paulo. Membro da Comissão de Educação da SOBRAFO, à qual é associada desde o ano 2.000. Possui mais de 30 anos de experiência em Farmácia em Oncologia e Central de Misturas, tendo atuado em instituições como Hospital A.C. Camargo Cancer Center, Hospital Albert Einstein, Hospital Samaritano e Farmoterápica, na qual implantou a Unidade de Central de Misturas voltadas à Oncologia. Participou da elaboração do Guia sobre Preparo de Medicamentos Antineoplásicos e do Guia para Notificação de Reações Adversas editados pela SOBRAFO, entre outras publicações. Coordenadora de Curso e Docente no Instituto Racine.
R$2.240,00