Fundamentos de Farmácia Clínica Aplicados à Prática Farmacêutica em Hospitais
Objetivo do Curso
O curso intensivo de Fundamentos de Farmácia Clínica Aplicados à Prática Farmacêutica em Hospitais tem como objetivo qualificar farmacêuticos para exercer a prática clínica em Unidades Hospitalares, discutindo as oportunidades de atuação junto aos pacientes, tanto na admissão quanto na internação e na alta hospitalar, de forma integrada com a equipe de cuidado. Visa, também, apresentar ferramentas para exercício da farmácia clínica em sua integralidade e discutir a aplicação de métodos de acompanhamento farmacoterapêutico seguindo a lógica da Atenção Farmacêutica.
A quem se destina
Farmacêuticos. Indicado, também, para estudantes de cursos de graduação em Farmácia.
Turma
03
Início
18 Fev. 2025
Modalidade
EAD
Carga Horária
77 horas
Duração
02 meses
- ⠀⠀⠀Ao término do curso você será capaz de:
- Compreender o caráter multi e interdisciplinar das ações profissionais no ambiente hospitalar como forma de obter melhores resultados pré-internação, durante a internação e na alta hospitalar;
- Entender a atenção farmacêutica como uma evolução da farmácia clínica, bem como a importância de ações integradas para que as intervenções farmacêuticas tenham maior efetividade;
- Contribuir em processos de acreditação hospitalar, na construção de indicadores de qualidade e de resultados clínicos;
- Inserir-se na equipe de cuidado do paciente de forma integral, integrada e comprometida com a obtenção dos melhores resultados com o uso de medicamentos.
O Hospital é uma das mais complexas unidades de trabalho em saúde, constituindo-se em um centro de interação de várias disciplinas e profissões e de incorporação de novas tecnologias, tanto no que diz respeito a produtos quanto a serviços, cuja finalidade é enfrentar problemas de saúde com níveis de complexidade variáveis.
Nas últimas décadas, tem crescido a demanda por atuação clínica de farmacêuticos, tanto em Unidades de Internação, quanto em Unidades Ambulatoriais e em domicílios, o que torna obrigatória a qualificação desses profissionais para que possam atuar de forma resolutiva e qualificada no acompanhamento dos resultados farmacoterapêuticos dos pacientes em ambiente hospitalar.
Por outro lado, os hospitais necessitam comprovar o exercício da prática farmacêutica em nível de tomada de decisões clínicas, a partir da gestão de risco e da segurança do paciente, para atender às exigências do processo de acreditação, necessidade cada vez maior neste segmento, tanto em nível nacional quanto internacional.
Portanto, o farmacêutico qualificado para a atuação clínica encontra na área hospitalar um campo de trabalho que cresce em empregabilidade a cada dia e com boas oportunidades de carreira.
Coordenação
Ana Lúcia Rego Fleury de Camargo
Farmacêutica. Especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar. Especialista em Atenção Farmacêutica – Formação em Farmácia Clínica pelo Instituto Racine. Especialista em Farmácia Hospitalar e Clínica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Participou do Curso Latino-americano de Farmácia Clínica na Universidade do Chile e do curso de Capacitação em Gestão de Projetos pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Possui sólida experiência em Farmácia Hospitalar, atualmente é Diretora Técnica do Serviço de Farmácia do Instituto do Coração HCFMUSP, atuando, também, como Presidente da Comissão de Integração da Assistência Farmacêutica (CIAF) da Diretoria Clínica do HCFMUSP. É Coordenadora de Curso e Docente no Instituto Racine.
R$3.440,00