Fundamentos de Gestão da Farmácia em Oncologia
Objetivo do Curso
O curso de educação continuada em Fundamentos de Gestão da Farmácia Oncológica tem como objetivo qualificar profissionais para atuar na gestão da farmácia oncológica, oferecendo subsídios de Administração, Gestão da Qualidade, do Risco e da Segurança do Paciente, Acreditação e Certificação em Oncologia, de modo a prepará-lo para o exercício de boas práticas de gestão de Farmácias em Oncologia. Visa, também, apresentar o processo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) e as bases fármaco-econômicas que sustentam as decisões de incorporação de quimioterápicos antineoplásicos no Sistema de Saúde para o atendimento sustentável das necessidades clínicas dos pacientes oncológicos.
A quem se destina
Farmacêuticos, Administradores e Gestores de Farmácia. Indicado, também, para estudantes de cursos de graduação em Farmácia.
Turma
02
Início
20 Fev. 2025
Modalidade
EAD
Carga Horária
28 horas
Duração
01 mês
- ⠀⠀⠀Ao término do curso você será capaz de:
- Gerenciar a Farmácia em Oncologia estabelecendo os processos internos, baseados em boas práticas e de acordo com a legislação vigente, promovendo o uso racional de medicamentos e de insumos;
- Compreender os conceitos básicos de Farmacoeconomia e Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) e sua aplicabilidade na área da oncologia;
- Compreender o processo de ATS no Brasil e o fluxo de incorporação de Tecnologias em Saúde.
Os hospitais e outros serviços de saúde que atuam na área da oncologia são espaços de interação de várias disciplinas e profissões e, também, de incorporação de novas tecnologias, tanto no que diz respeito a produtos quanto a serviços, cuja finalidade é enfrentar a demanda crescente de atendimento à pessoa com câncer.
Os sistemas de saúde, em nível mundial, têm à frente o desafio crescente de aumentar a qualidade assistencial de forma ágil e eficiente e, em alguns casos, garantindo que a população tenha acesso ao atendimento e, também, às tecnologias necessárias para o seu tratamento e, em um ambiente onde os recursos financeiros são finitos e as opções de tecnologias são cada vez maiores, os conceitos de Farmacoeconomia e Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) tornaram-se centrais por proporcionarem instrumentos e técnicas que auxiliam os gestores na tomada de decisão.
Profissionais qualificados para estruturar processos, com vistas a prevenir erros, reduzir danos e custos, promover a segurança do paciente, produzir pareceres técnicos científicos que possam facilitar as tomadas de decisão em saúde e avaliar a aplicabilidade ou o valor das tecnologias disponíveis, encontram um amplo mercado de trabalho, tanto no Brasil quanto em outros países.
Coordenação
Káthia Ferraro Lopes
Farmacêutica. Especialista em Farmácia em Oncologia pela Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (SOBRAFO). Especialista em Docência no Ensino em Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Mestranda em Ensino nas Ciências da Saúde na Universidade Federal de São Paulo. Membro da Comissão de Educação da SOBRAFO, à qual é associada desde o ano 2.000. Possui mais de 30 anos de experiência em Farmácia em Oncologia e Central de Misturas, tendo atuado em instituições como Hospital A.C. Camargo Cancer Center, Hospital Albert Einstein, Hospital Samaritano e Farmoterápica, na qual implantou a Unidade de Central de Misturas voltadas à Oncologia. Participou da elaboração do Guia sobre Preparo de Medicamentos Antineoplásicos e do Guia para Notificação de Reações Adversas editados pela SOBRAFO, entre outras publicações. Coordenadora de Curso e Docente no Instituto Racine.
R$1.560,00