Fundamentos de Gestão no Ambiente Hospitalar e na Farmácia do Hospital
Objetivo do Curso
O curso intensivo em Fundamentos de Gestão no Ambiente Hospitalar e na Farmácia do Hospital tem como objetivo qualificar o farmacêutico para o segmento hospitalar nos âmbitos administrativo e técnico, tendo como foco a gestão de recursos e de risco e a prestação de assistência farmacêutica de qualidade para a promoção do uso racional e a obtenção de resultados positivos com o uso de medicamentos e dos dispositivos médicos. Visa, também, apresentar a importância de ações que promovam a Segurança do Paciente com o uso de medicamentos e de dispositivos médicos nos diversos setores do Hospital.
A quem se destina
Farmacêuticos, Administradores e Gestores de Farmácia. Indicado, também, para estudantes de graduação em Farmácia.
Turma
04
Início
A definir
Modalidade
EAD
Carga Horária
64 horas
Duração
03 meses
- ⠀⠀⠀Ao término do curso você será capaz de:
- Entender a complexidade das organizações hospitalares, seus diversos setores e suas interfaces com a farmácia hospitalar;
- Conhecer os diversos setores da farmácia hospitalar e a importância da integração de seus inúmeros processos para a construção de um ambiente harmônico e que assegure produtos e serviços de alta qualidade;
- Atuar na gestão de recursos materiais e humanos e na gestão dos riscos, em especial os associados ao uso de medicamentos no ambiente hospitalar;
- Contribuir em processos de acreditação hospitalar, na construção de indicadores de qualidade e de resultados clínicos e no desenvolvimento de programas de qualidade.
O Hospital é uma das mais complexas unidades de trabalho em saúde, constituindo-se em um centro de interação de várias disciplinas e profissões e de incorporação de novas tecnologias, tanto no que diz respeito a produtos quanto a serviços, cuja finalidade é enfrentar problemas de saúde com níveis de complexidade variáveis.
A farmácia hospitalar passa por um processo intenso de modernização com a implantação de serviços farmacêuticos, cada vez mais especializados, que contribuem para a racionalização de recursos, gestão de risco e obtenção de resultados positivos com o uso de medicamentos e de dispositivos médicos.
Os hospitais necessitam comprovar o exercício da prática farmacêutica em nível de tomada de decisões clínicas e de gestão econômica, de risco e da segurança do paciente, para atender às exigências do processo de acreditação, necessidade cada vez maior neste segmento, tanto em nível nacional quanto internacional.
Profissionais qualificados para estruturar e gerir processos, com vistas a prevenir erros, reduzir danos e custos, promover a segurança do paciente e a qualidade assistencial, encontram na gestão da farmácia do hospital um campo de trabalho que cresce em empregabilidade a cada dia.
Coordenação
Ana Lúcia Rego Fleury de Camargo
Farmacêutica. Especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar. Especialista em Atenção Farmacêutica – Formação em Farmácia Clínica pelo Instituto Racine. Especialista em Farmácia Hospitalar e Clínica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Participou do Curso Latino-americano de Farmácia Clínica na Universidade do Chile e do curso de Capacitação em Gestão de Projetos pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Possui sólida experiência em Farmácia Hospitalar, atualmente é Diretora Técnica do Serviço de Farmácia do Instituto do Coração HCFMUSP, atuando, também, como Presidente da Comissão de Integração da Assistência Farmacêutica (CIAF) da Diretoria Clínica do HCFMUSP. É Coordenadora de Curso e Docente no Instituto Racine.
R$2.640,00