Fundamentos de Oncologia e de Farmacologia Oncológica
Objetivo do Curso
O curso intensivo em Fundamentos de Oncologia e de Farmacologia Oncológica tem como objetivo qualificar profissionais para atuarem na área da oncologia, apresentado os fundamentos epidemiológicos, genéticos e moleculares das neoplasias e descrevendo as modalidades de tratamento do câncer, com ênfase na terapia farmacológica específica para cada tipo de doença e nos medicamentos de suporte e de abordagem da dor, com base nos conceitos de medicina de medicina baseada em evidência.
A quem se destina
Farmacêuticos e Enfermeiros. Indicado também para estudantes de cursos de graduação em Farmácia e Enfermagem.
Turma
03
Início
A definir
Modalidade
EAD
Carga Horária
65 horas
Duração
01 mês
- ⠀⠀⠀Ao término do curso você será capaz de:
- Compreender as bases epidemiológicas, genéticas e moleculares do câncer, bem como as bases da oncologia clínica;
- Conhecer as bases da farmacologia do câncer de forma a aplicá-las para a tomada de decisões clínicas e gerenciais no âmbito da Oncologia;
- Aplicar as Boas Práticas Assistenciais em Oncologia no atendimento à pessoa com câncer, considerando suas características e particularidades;
- Orientar a pessoa com câncer e seus familiares e/ou cuidadores em relação às condutas a seguir na administração de medicamentos e na manifestação de efeitos adversos decorrentes da farmacoterapia e da doença.
O diagnóstico correto do câncer é essencial para um tratamento adequado e efetivo, já que cada tipo de doença pode requerer uma abordagem específica, que pode abarcar cirurgia, radioterapia e quimioterapia, sendo necessário, em muitos casos, combinar mais de uma modalidade.
A compreensão das bases genéticas e moleculares do câncer é fundamental para todos os profissionais atuantes em oncologia, uma vez que este conhecimento aliado aos da prática clínica e aos avanços das tecnologias anticâncer têm propiciado impacto positivo no diagnóstico, tratamento, manejo, prevenção, sobrevida e qualidade de vida à pessoa com câncer.
As terapias anticâncer, consideradas críticas por utilizarem doses terapêuticas muito próximas das doses tóxicas e se destinarem a pacientes imunossuprimidos pela doença ou pelo próprio tratamento, vêm evoluindo rapidamente ao longo dos anos com a descoberta de várias famílias de fármacos com mecanismos de ação, efeitos adversos e indicações terapêuticas diversas.
Recentemente, a descoberta de grupos de fármacos específicos nos diversos alvos de cada câncer, reduziu significantemente os efeitos tóxicos dos tratamentos sistêmicos. Assim, a terapia alvo é atualmente considerada uma medida terapêutica que veio revolucionar o tratamento do câncer. A procura por um alvo específico que possa ser atingido por um determinado medicamento tem sido a principal base da terapia contra os mais diversos tipos de câncer. Usar o medicamento que foi especificamente “desenhado” para aquele tipo de câncer pode contribuir para a obtenção de melhores resultados clínicos com menos efeitos colaterais, tendo o potencial de ampliar possibilidades de cura ou de transformar vários tipos de câncer em doenças crônicas, ou seja, este é um período de transição da primeira para a segunda geração da era de tratamento do câncer.
Assim, os profissionais que atuam na área da oncologia necessitam compreender, além das bases genéticas e moleculares do câncer, como agem as antigas e as novas classes de medicamentos para estruturar sua prática assistencial considerando esta nova realidade, uma vez que muitos desses novos fármacos já estão disponíveis nos hospitais e clínicas do Brasil e, alguns, na rede pública de saúde, sendo utilizados isoladamente ou em associação com a quimioterapia convencional.
Coordenação
Káthia Ferraro Lopes
Farmacêutica. Especialista em Farmácia em Oncologia pela Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (SOBRAFO). Especialista em Docência no Ensino em Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Mestranda em Ensino nas Ciências da Saúde na Universidade Federal de São Paulo. Membro da Comissão de Educação da SOBRAFO, à qual é associada desde o ano 2.000. Possui mais de 30 anos de experiência em Farmácia em Oncologia e Central de Misturas, tendo atuado em instituições como Hospital A.C. Camargo Cancer Center, Hospital Albert Einstein, Hospital Samaritano e Farmoterápica, na qual implantou a Unidade de Central de Misturas voltadas à Oncologia. Participou da elaboração do Guia sobre Preparo de Medicamentos Antineoplásicos e do Guia para Notificação de Reações Adversas editados pela SOBRAFO, entre outras publicações. Coordenadora de Curso e Docente no Instituto Racine.
R$3.225,00