Gases Medicinais: Produção, Logística e Instalação – Em Conformidade com as RDC nº 887 e nº 870/2024 – ANVISA

Objetivo do Curso
O curso intensivo de Gases Medicinais – em Conformidade com as RDC nº887 e nº870/2024 – ANVISA, tem como objetivo qualificar profissionais para estruturar e gerir os processos produtivos e logísticos dos gases medicinais para utilização segura em indústrias farmacêuticas e em hospitais e serviços de saúde.
O diferencial deste curso consiste em abordar os aspectos técnicos e regulatórios relativos às especificidades estruturais, tecnológicas, de fabricação e de envase, em uma planta industrial química, bem como aspectos relacionados ao transporte e à instalação no cliente final, qualificando os profissionais para a gestão, controle e adequação nas indústrias produtoras e nas empresas consumidoras de gases medicinais.
Normas e Documentos Orientativos Abordados Neste Curso
RDC nº 658/2024, RDC nº 887/2024, RDC nº 870/2024, RDC nº 658/ 2022, IN nº 129/2022, IN nº138/2022, Nota Técnica nº 34/2020 (SEI/GMESP/GGMED/DIRE2/ANVISA), RDC nº 166/2017 e RDC nº 16/2014 – ANVISA; GUIA nº 9/2022, Versão 4, Farmacopeia Brasileira e Farmacopeia Europeia; ABNT NBR 12176:2010.
Turma
04
Início
17 Mar. 2026
Modalidade
EAD
Carga Horária
63 horas
Duração
05 meses
A quem se destina
Farmacêuticos*, químicos, engenheiros químicos e gestores de empresas que atuam na cadeia produtiva de gases medicinais. Indicado, também, a estudantes de cursos de graduação nas áreas relacionadas.
*As atribuições e competências do farmacêutico no segmento de gases medicinais estão definidas pela Resolução Nº 731 de 2022 do Conselho Federal de Farmácia.
- ⠀⠀⠀Ao término do curso você será capaz de:
- Apoiar as operações e instalações nas unidades fabris;
- Otimizar a produtividade a partir da implementação de processos automatizados e informatizados;
- Operacionalizar as diretrizes da regulamentação técnica das Boas Práticas de Fabricação, buscando harmonizar a proposta empresarial com as legislações internacionais e nacionais vigentes;
- Promover a certificação e manutenção das Boas Práticas de Fabricação;
- Promover a qualificação da gestão de processos e de pessoas com o objetivo de alcançar maior efetividade e eficiência na produção industrial;
- Analisar, gerir e acompanhar o gerenciamento de riscos e os critérios de segurança de acordo com as legislações nacionais e internacionais vigentes;
- Analisar, elaborar e gerenciar a implantação de novos processos e procedimentos, bem como avaliar sua operacionalidade e compatibilidade com as normas de qualidade e regulamentos sanitários, exigidos pela legislação nacional e internacional;
- Avaliar novas tecnologias e a viabilidade de sua incorporação aos processos produtivos industriais;
- Atuar como gestor e líder em sua área de competência.
Os gases medicinais são medicamentos na forma de gás, gás liquefeito ou líquido criogênico, isolados ou associados entre si, administrados em humanos para fins de diagnóstico médico, tratamento ou prevenção de doenças e para restauração, correção ou modificação de funções fisiológicas. São utilizados em hospitais, clínicas ou outros locais de interesse à saúde, bem como em tratamentos domiciliares de pacientes.
Um mesmo gás, como por exemplo o oxigênio, tem aplicações tanto medicinais quanto industriais e, a depender de sua destinação de uso, existem diferentes exigências de critérios de pureza e qualidade. Além disso, devem ser produzidos por empresas licenciadas e autorizadas pelas autoridades sanitárias, e que cumpram as Boas Práticas de Fabricação de Gases Medicinais, conforme normativas vigentes na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
No Brasil, a indústria de gases medicinais gera mais de 4.500 postos de trabalho, operando em torno de 70 fábricas de produção de gases do ar e estações de enchimento, com média de produção mensal girando em torno de 70 toneladas e contando com cerca de 300 unidades distribuidoras em todo território nacional.
Profissionais com entendimento de instalações, processos produtivos, controle e garantia da qualidade, encontram um mercado de trabalho com amplas possibilidades.
Programa do Curso
Introdução aos Gases Medicinais
Considerações Gerais do Mercado; Diferença entre Gases Medicinais e Industriais; Cenário Atual e Tendências Mercadológicas; Legislações Vigentes; Aplicações de Gases Medicinais.
Processos de Fabricação de Gases do Ar
Física: Processo de Liquefação, Destilação Fracionada, Composição do Ar, Propriedades dos Gases, Instalações e Controles de Processo e Elementos Essenciais de Segurança Industrial.
Processos de Compressão Gasosa Medicinal
Requisitos Gerais de Instalação (Especificação de Materiais Utilizados na Instalação); Bombas Criogênicas (Operações e Controles); Identificação de Área, Instrumentos e Equipamentos; Sistema de Limpeza Interna de Cilindros (Vácuo e Purga); Conformidade Legal (Padronizações e Regulações de Cilindros para Diferentes Gases); Manutenção de Cilindros; Controles de Processo (Recebimento, Triagem, Aprovação e Enchimento de Cilindros Medicinais); Segurança nas Operações Industriais (Análise de Riscos e Modificações e de Riscos Operacionais).
Instalações, Equipamentos e Processos para Uso Industrial e Hospitalar
Tanques; Linha de Distribuição; Especificação e Identificação de Tubulações e Válvulas.
Operações Logísticas
Boas Práticas de Armazenagem, Distribuição, Transporte e Dispensação de Gases Medicinais, de acodo com a RDC nº 887/2024 ANVISA.
Garantia da Qualidade
Responsabilidade Técnica; Sistema da Qualidade (Controle de Documentos, Gerenciamento de Risco e Controle de Mudanças; Qualificação de Fornecedores); Farmacopeia Brasileira e Farmacopeia Europeia; Controle de Material Impresso; Aprovação e Liberação de Matérias Primas e Produto Acabado; Estrutura do Dossiê de Fabricação; Prazo de Validade, Rastreabilidade; Registro e Notificação de Gases Medicinais e Auditorias da Qualidade; Plano Mestre de Validação; Qualificação de Equipamentos; Validação de Metodologia Analítica; Validação de Processo; Validação de Limpeza.
Revisão da Qualidade do Produto
Sistema de Ação Corretiva e Ação Preventiva (CAPA); Revisão Periódica de Produto; Reclamações e Recolhimento do Produto; Farmacovigilância.
Coordenação
Gabriel Andrade
Farmacêutico. Especialista em Oncologia Clínica pelo Centro Universitário UNA. Possui experiência docente em Gestão da Qualidade de Serviços Hospitalares, Saúde Pública, Farmácia Clínica, Oncologia, Cuidados Paliativos e Métodos Diagnósticos em Medicina Nuclear. Atua em indústria de gases medicinais na gestão de processos industriais, logística gasosa, controle e garantia da qualidade e projetos de melhoria contínua. Coordenador de Cursos e Docente no Instituto Racine.
R$3.390,00

