Gestão da Inovação e Desenvolvimento de Produtos – Foco em Produtos Cosméticos
Objetivo do Curso
O Curso Intensivo de Gestão da Inovação e Desenvolvimento de Produtos – Foco em Produtos Cosméticos tem por objetivo qualificar profissionais para atuar no desenvolvimento e lançamento de produtos cosméticos, oferecendo informações, conhecimentos e ferramentas essenciais para o exercício de tais atividades, levando em consideração as necessidades dos consumidores e as oportunidades tecnológicas. O curso aborda desde a concepção da ideia e geração de conceitos, passando pelas diferentes etapas de desenvolvimento até atingir o processo de lançamento do produto no mercado. Neste contexto, serão apresentadas ferramentas do pensamento não linear e do Design Thinking e Design for Quality para suporte às atividades de desenvolvimento de produtos.
Turma
08
Início
23 Jan. 2025
Modalidade
EAD
Carga Horária
52 horas
Duração
04 meses
A quem se destina
Profissionais de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), de Insights de Marketing e de Consumidor (Consumer & Marketing Insights – CMI), de Marketing e, também, para aqueles que estejam envolvidos no desenvolvimento e lançamento de produtos. Indicado, também, a estudantes de cursos de graduação e cursos superiores de tecnologias nas áreas relacionadas.
- ⠀⠀⠀Ao término do curso você será capaz de:
- Traduzir necessidades dos consumidores em insights e ideias de novos produtos;
- Desenvolver conceitos a partir de ideias;
- Definir critérios de priorização de ideias para gestão da inovação; Avaliar a Viabilidade Técnica e Financeira do Produto;
- Avaliar a Geração de Valores Pós-lançamento;
- Identificar quais são os requisitos críticos de produtos, tendo por base as necessidades do consumidor e, a partir deles, desenvolver o produto;
- Desenhar protocolo de estudo para validação do desempenho do produto com o consumidor;
- Avaliar os riscos inerentes ao processo de desenvolvimento de novos produtos;
- Avaliar a Viabilidade Técnica e Financeira do Produto.
O atual mercado de trabalho exige profissionais cada vez mais pluralistas e que conheçam não só sua área de expertise, como também as outras atividades envolvidas nos processos em que atuam. Esta visão holística é ainda mais premente para quem tem como responsabilidade surpreender os consumidores, trazendo ao mercado produtos que, reconhecidamente, foram desenvolvidos pensando nas suas demandas atuais e nas implícitas, mas que ainda não foram exploradas. Não basta conhecer as necessidades do consumidor e saber como formular um produto para atendê-las, é preciso saber conectar estes dois temas com a melhor forma de comunicação.
O profissional que consiga atuar desta forma terá um diferencial no mercado de trabalho, pois adquirirá uma visão ampla e integral do processo de inovação e desenvolvimento de produtos e suas implicações e estará qualificado a contribuir de forma relevante para com as empresas onde atue.
Programa do Curso
Aulas Ao Vivo / Gravadas
- Inovação e Sustentabilidade do Negócio;
- Formação de Times de Projeto Multidisciplinares;
- Geração de Ideias e sua Priorização;
- Desenvolvimento do Conceito e sua Evolução em Atributos de Produto;
- O Desenvolvimento de Produtos;
- Prototipagem e a Validação do Desempenho do Produto com o Consumidor;
- Análises Financeiras;
- Comunicação dos Benefícios do Produto;
- Construção do Plano de Lançamento.
Oficina de Lançamento de Novos Produtos
- Identificação de Oportunidades;
- Aplicação de Ferramentas de Inovação;
- Lançamento e Avaliação Pós-lançamento
Coordenação
Renata Scalzilli Ortolani
Administradora. Especialista em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atua desde 1994 na área de Marketing, em grandes empresas como Parmalat, Reckitt Benckiser e Natura Cosméticos. Possui vasta experiência em inovação, construção de marcas, desenvolvimento de novos produtos, comunicação e relacionamento com imprensa. Consultora Associada da APOENARH e Ynner Treinamentos, atualmente é Coach, Membro da International Coach Federation (ICF) e Diretora da consultoria de desenvolvimento humano Innoverso. Coordenadora de Curso e Docente no Instituto Racine.
R$2.170,00