Homeopatia nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
Objetivo do Curso
O Curso de Educação Continuada de Homeopatia nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde tem por objetivo apresentar o arcabouço normativo e regulatório da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no contexto das Políticas de Saúde, com foco na homeopatia, reconhecendo seu potencial de contribuição para a prevenção de agravos, promoção, proteção e recuperação da saúde, uma vez que o Ministério da Saúde vem, paulatinamente, fortalecendo sua aplicação no Sistema Único de Saúde e o farmacêutico homeopata tem um grande potencial para contribuir nesta cadeia.
Turma
05
Início
Imediato
Modalidade
EAD
Carga Horária
04h15
Tempo de Acesso
15 dias
A quem se destina
Farmacêuticos Homeopatas.
- ⠀⠀⠀Ao término do curso você será capaz de:
- Compreender o arcabouço normativo e regulatório da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no contexto das Políticas de Saúde;
- Conhecer como a Homeopatia está organizada no Sistema Único de Saúde (SUS) e como tem se dado o acesso aos medicamentos homeopáticos neste sistema;
- Contribuir para fomentar a prática da homeopatia no SUS em consonância com seus princípios norteadores.
A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS) tem por objetivo oferecer possibilidades de escolhas para ampliar o conceito de cuidado e de promoção à saúde, com o emprego de tecnologias leves, efetivamente eficazes e sustentáveis.
A Homeopatia juntamente com a Medicina Tradicional Chinesa (que inclui Acupuntura, Dietoterapia, Práticas Corporais e Meditativas), Fitoterapia e Plantas Medicinais, Ayuverda (Medicina Indiana), Medicina Antroposófica, Termalismo e Crenoterapia, Medicina Antroposófica, Naturopatia, Ioga, Shantala, Dança Circular, Reiki, Arte Terapia, Musicoterapia, Quiropraxia, Osteopatia e Terapia Comunitária, é considerada como parte das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).
Desde a publicação da PNPICS, em 2006, a incorporação e a oferta de PICS vêm aumentando gradativamente no SUS, abrindo um campo de trabalho importante de atuação para os farmacêuticos homeopatas.
Assim, conhecer o arcabouço normativo e regulatório da PNPICS e da homeopatia no âmbito do SUS é fundamental para os farmacêuticos que pretendam exercê-la como recurso terapêutico que contribui para a sustentabilidade do Sistema de Saúde com potencial para promoção, proteção e recuperação da saúde.
Os desafios são muitos, mas a possibilidade de levar a Homeopatia a um número maior de pessoas é instigante e sinaliza como uma excelente possibilidade profissional.
Programa do Curso
- Introdução à Saúde Coletiva.
- Promoção da Saúde e Homeopatia.
- Arcabouço Normativo e Regulatório da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no contexto das Políticas de Saúde.
- Tendências e Desafios das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no Sistema Único de Saúde (SUS).
Coordenação
Márcia de Cássia Silva Borges
Farmacêutica. Especialista em Farmácia Homeopática pelo Instituto Homeopático François Lamasson. Especialista em Gerenciamento de Projetos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Proprietária de Farmácia Homeopática por dezesseis anos. Desde 2005 atua como Consultora em Gestão da Qualidade em Farmácias Homeopáticas e Magistrais. Consultora Ad Hoc da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais. Coordenadora do Grupo Técnico de Trabalho de Homeopatia do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Docente na área magistral e Homeopática. Coordenadora de Curso e Docente no Instituto Racine.
R$460,00