Operações Complementares em Logística de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária
Objetivo do Curso
O curso intensivo em Operações Complementares em Logística de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária tem como objetivo qualificar profissionais para atuar na logística de produtos sujeitos à vigilância sanitária, considerando a especificidade dos locais onde serão utilizados e as características especificas de armazenagem, distribuição e transporte de determinados produtos, tais como: produtos que exigem níveis específicos de refrigeração e produtos perigosos. Visa, também, apresentar modelos de transferência de operações logísticas para empresas especializadas, como forma aumentar o foco no negócio, e discutir os aspectos relacionados ao meio ambiente e à sustentabilidade envolvendo a área logística.
A quem se destina
Farmacêuticos, Químicos, Tecnólogos em Logística e outros profissionais que atuam ou desejam atuar em logística de produtos sujeitos a vigilância sanitária. Indicado, também, para estudantes de cursos de graduação relacionados.
Turma
03
Início
A definir
Modalidade
EAD
Carga Horária
88 horas
Duração
03 meses
- ⠀⠀⠀Ao término do curso você será capaz de:
- Criar interface com os setores do hospital envolvidos com a cadeia de suprimentos, tais como: compras, almoxarifado, farmácia, entre outros, e aplicar conceitos logísticos no dia a dia das atividades desenvolvidas nestes setores;
- Compreender o conceito de Cadeia de Frio e aplicá-lo em sua prática diária;
- Potencializar habilidades para atuar de forma integrada com produtos com características especiais de armazenagem distribuição e transporte;
- Compreender o processo de terceirização de operações logísticas, seus benefícios e sua operacionalização;
- Compreender os conceitos de logística verde e como aplicar medidas sustentáveis destinadas a reduzir o impacto das operações logísticas ao meio ambiente.
A Cadeia de Suprimentos é muito diversificada e possui características que precisam ser analisadas com atenção dependendo do produto e do local onde este será armazenado, distribuído, transportado e, inclusive, utilizado. Isso, exige do profissional que atua nesta área conhecimentos amplos das necessidades e possibilidades de otimização das operações logísticas em cada caso.
A Logística Hospitalar por exemplo, uma das abordagens deste curso, vem sofrendo um grande processo de reestruturação, modernização e automação, com objetivo de garantir a qualidade, a segurança e eficiência dos serviços prestados, bem como reduzir custos e desperdícios.
As soluções para manter processos logísticos bem estruturados, sem que haja envolvimento direto com sua operação, tem feito diversas empresas optarem pela Logística in House, que permitem proporcionar às corporações otimização de tempo para focar no core business dos seus negócios.
O armazenamento, transporte e distribuição de produtos que necessitam de temperatura controlada, desde a saída do laboratório fabricante até o usuário para garantia de sua integridade, segurança e eficácia e de produtos perigosos são desafios a serem enfrentados, especialmente quando se trata de produtos de interessa à saúde.
Além disso, outro tema sensível para o setor é a implementação e manutenção de uma cadeia de suprimentos sustentável e para tanto são necessários profissionais que saibam lidar com as dificuldades do dia a dia nos processos logísticos das empresas e que compreendam as implicações de suas ações na preservação do meio ambiente.
Desta forma, a atuação neste segmento do mercado, requer profissionais devidamente qualificados e habilitados para que sejam minimizados os riscos à segurança e à qualidade de produtos essenciais à saúde, que assim encontrarão grandes possibilidades de colocação no mercado de trabalho.
Coordenação
Clayton Gerber Mangini
Farmacêutico, Tecnólogo em Gestão Portuária e Tecnólogo em Logística. Doutor em Gestão de Sistemas de Operação pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Paulista. Mestre em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos pelo Centro Paula Souza. Especialista em Administração Industrial pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini da Universidade de São Paulo. MBA em Gestão Empresarial com Ênfase em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Membro da Comissão Assessora de Distribuição e Transporte do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Membro do Comitê de Logística Farmacêutica da Associação Brasileira de Logística. Membro da Comissão de Estudo de Transporte de Produtos Perigosos (CB-16 ABNT). Coordenador de Cursos e Docente no Instituto Racine.