Operadores Logísticos Farmacêuticos e Comércio Exterior
Objetivo do Curso
O curso intensivo em Operadores Logísticos Farmacêuticos e Comércio Exterior tem como objetivo qualificar profissionais para identificar oportunidades de terceirização das operações logísticas de produtos de interesse à saúde e selecionar fornecedores que ofereçam serviços de qualidade e seguros, estabelecendo uma relação de parceria que traga benefícios para ambos os lados. Visa, também, preparar o profissional para lidar com questões relacionadas ao comércio exterior, com foco na logística internacional.
A quem se destina
Farmacêuticos, Químicos, Tecnólogos em Logística, Profissionais de Comércio Exterior e outros que atuam ou desejam atuar em logística de produtos sujeitos a vigilância sanitária. Indicado, também, para estudantes de cursos de graduação relacionados.
Turma
03
Início
A definir
Modalidade
EAD
Carga Horária
48 horas
Duração
02 meses
- ⠀⠀⠀Ao término do curso você será capaz de:
- Entender a legislação sanitária nacional e internacional e aplicá-las na cadeia logística;
- Entender os componentes operacionais da logística de Produtos Sujeitos a Vigilância Sanitária;
- Compreender as características das operações logísticas terceirizadas e como auditar os processos em operadores contratados;
- Compreender aspectos da logística internacional envolvidos nas importações e exportações de produtos de interesse à saúde.
As indústrias farmacêuticas e de dispositivos médicos exercem um papel importante na cadeia de suprimentos do setor de saúde, trabalhando com produtos de alto valor agregado e estoques de produtos acabados, nem sempre adequadamente posicionados nos canais de distribuição, atuando em um mercado altamente competitivo, marcado, dentre outros fatores, pela pressão sobre a formação de preços.
Assim, o segmento vem buscando novas maneiras de aumentar suas margens de lucro, melhorando a eficiência em toda a cadeia logística e, neste contexto, o operador logístico assume um papel importante para atender às demandas de um setor, pois são detentores do know-how logístico que este necessita e capacidade para atender às exigências particulares no curto prazo e com alto nível de serviço.
No comércio exterior a logística é mais abrangente até que no comércio doméstico, interligando fabricantes, fornecedores, transportadores e operadores para que o negócio aconteça satisfatoriamente para todos os envolvidos. Por isso, para consolidar participação no mercado internacional é necessário contar com uma logística eficiente.
Profissionais que estejam preparados para definir a melhor escolha para a operacionalização logística da empresa e para atuar com logística internacional, de forma a assegurar que os produtos comercializados ou adquiridos no exterior cheguem intactos ao seu destino, acompanhando cada etapa do processo logístico de modo a garantir sua excelência, encontram um mercado de trabalho em ascensão.
Coordenação
Clayton Gerber Mangini
Farmacêutico, Tecnólogo em Gestão Portuária e Tecnólogo em Logística. Doutor em Gestão de Sistemas de Operação pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Paulista. Mestre em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos pelo Centro Paula Souza. Especialista em Administração Industrial pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini da Universidade de São Paulo. MBA em Gestão Empresarial com Ênfase em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Membro da Comissão Assessora de Distribuição e Transporte do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Membro do Comitê de Logística Farmacêutica da Associação Brasileira de Logística. Membro da Comissão de Estudo de Transporte de Produtos Perigosos (CB-16 ABNT). Coordenador de Cursos e Docente no Instituto Racine.