Instituto Racine de Educação Superior
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Pós-graduação

Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Cosméticos

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Instituto Racine de Educação Superior
Última atualização em 23 de novembro de 2023
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Objetivo do Curso

O curso de pós-graduação em Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Cosméticos tem como objetivo qualificar profissionais para atuar na área de P&D de produtos cosméticos, desde a concepção até o seu lançamento, a partir de uma visão ampla e empreendedora, abrangendo aspectos técnicos, legais, éticos e gerenciais. Visa, também, preparar o profissional para a seleção de insumos e de tecnologias inovadoras que atendam às necessidades da sociedade em relação a produtos de higiene pessoal, perfumes e cosméticos.

O curso compreende aulas teóricas e práticas em amplo laboratório didático, conduzidas por professores especialistas, mestres e doutores com destacada atuação no mercado cosmético.

Acesse a Proposta Pedagógica Completa
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Turmas realizadas no Brasil

Turma

24

Início

Imediato

Modalidade

EAD*

Carga Horária

380 horas

Duração

12 meses

* Este curso possui aulas presenciais obrigatórias em 03 finais de semana.

A quem se destina

Farmacêuticos, Químicos, Engenheiros Químicos e Biólogos.

  • ⠀⠀⠀Ao término do curso você será capaz de:
  • Adquirir visão ampliada do mercado cosmético e identificar oportunidades orientadas às necessidades do consumidor;
  • Conhecer a linguagem da pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos;
  • Compreender os aspectos regulatórios aplicados ao desenvolvimento de produtos cosméticos;
  • Compreender as etapas envolvidas no desenvolvimento de um produto cosmético, desde sua concepção até seu lançamento;
  • Aplicar as ferramentas que visam garantir a qualidade, segurança e eficácia do produto cosmético;
  • Analisar criticamente fornecedores e insumos necessários para garantir a qualidade e a diferenciação das formulações cosméticas;
  • Utilizar a tecnologia como diferencial competitivo no desenvolvimento e produção de cosméticos;
  • Planejar, desenvolver, implementar e acompanhar projetos de desenvolvimento de produtos cosméticos;
  • Gerenciar um departamento de Pesquisa e Desenvolvimento em indústria cosmética e de insumos cosméticos;
  • Abrir novas visões de gestão voltadas ao empreendedorismo;
  • Desenvolver e ampliar o networking; Progressão da carreira; Trabalho em Equipe; Comunicação; Liderança; Autonomia; Flexibilidade; Resiliência; Criatividade; Proatividade; Empatia e Desenvolver Habilidades Socioemocionais.

Um dos segmentos que mais aplicam recursos em inovação, a indústria brasileira de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, é um amplo universo de 3.332 empresas, número este 5,4% maior em 2021 que no ano anterior, que exporta para 173 países, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumes e Cosméticos (ABIHPEC).

Esta realidade de contínuo aumento do número de empresas é motivada pela necessidade de adaptação a um mercado cada vez mais competitivo e exigente em inovação, qualidade, segurança e eficácia dos produtos, e que, a cada dia, exige mais das áreas de inovação e pesquisa e desenvolvimento.

A sociedade brasileira confere um imenso valor aos produtos de higiene pessoal, perfumes e cosméticos e a prova disso é que em 2021, o mercado nacional destes produtos figurou em quarto lugar no ranking mundial, movimentando US$ 23,06 bilhões em consumo, segundo a Euromonitor International.           

As grandes marcas representam a principal fatia do mercado, mas boa parte da força e do dinamismo da indústria cosmética deve-se a abertura de novos negócios e ao bom trabalho desenvolvido por pequenas marcas, que representam a maioria dessas mais de 3.300 empresas registradas na Anvisa.

As constantes inovações tecnológicas no setor cosmético, exigem dos profissionais que nele atuam, ou pretendam atuar, uma visão multidisciplinar e amplo conhecimento de tecnologias, regulação, processos produtivos, qualidade, segurança e eficácia de produtos, bem como habilidades para trabalhar em equipe, liderar pessoas, gerir ou participar de projetos.

O profissional qualificado encontra um amplo mercado de trabalho, com indústrias cosméticas presentes em 26 das 27 Unidades Federativas do Brasil.

Programa do Curso

Módulo 1 - Fundamentos da Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Cosméticos

Objetivo: Fornecer ao profissional os fundamentos necessários para atuar no desenvolvimento, preparação e avaliação de formulações cosméticas e produtos de higiene pessoal.

Introdução à Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Cosméticos; Algarismos Significativos, Transformações de Unidades e Preparação de Soluções; Classificação Química, Funções Inorgânicas, Funções Orgânicas, pH e Sistema Tampão; Tensoativo, Espessante Hidrofílico e Lipofílico, Emoliente, Umectante, Ativos e Aditivos; Água: Características, Propriedades e Aplicações Cosméticas; Conservantes: Tipos e Aplicações; Bioquímica e Fisiologia da Pele, Cabelo e Anexos Aplicadas ao Desenvolvimento de Produtos Cosméticos.

 

Módulo 2: Gestão de Operações e Projetos para a Indústria de Produtos Cosméticos

Objetivo: Qualificar profissionais para a aplicação de ferramentas de gestão de operações e projetos a fim de promover uma visão ampla dos processos envolvidos na fabricação de cosméticos que devam ser considerados no planejamento do desenvolvimento desses produtos para produção em larga escala.

Assuntos Regulatórios e Registro de Produtos no Âmbito da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Legislação Aplicada à Empresa; Controle de Qualidade e Estabilidade de Produtos Cosméticos; Boas Práticas de Fabricação na Indústria Cosmética – RDC 48/2013 ANVISA; Microbiologia Aplicada à Área de Cosméticos; Embalagem para Produtos Cosméticos; Segurança e Eficácia de Produtos Cosméticos/Cosmetovigilância; Análise Sensorial; Validação de Limpeza; Validação de Sistemas Computadorizados

 

Módulo 3: Desenvolvimento de Produtos Cosméticos para a Pele e Cabelos

Objetivo: Qualificar profissionais para atuarem no desenvolvimento de produtos cosméticos para a pele (skin care) e cabelos (hair care), considerando os processos de fabricação e envase, bem como suas aplicações em condições usuais e especiais, buscando a inovação e atualização profissional.

Emulsões Cosméticas, Fabricação e Envase (Cremes, Loções, Suspensões, Pomadas e Ceras); Aspectos Técnicos e Legais para o Desenvolvimento de Cosméticos Fotoprotetores; Tecnologia de Fabricação e Envase de Géis; Cosméticos para a Pele Masculina; Cosméticos para Peles Sensíveis; Cosméticos para a Pele Acneica e Produtos Despigmentantes; Cosméticos para Celulite e Estrias; Produtos Depilatórios; Aplicação de Extratos Vegetais em Produtos Cosméticos; Sabonetes em Barra, Syndet e Combars; Cosméticos Waterless; Desodorantes e Antiperspirantes; Tecnologia de Fabricação e Envase de Xampus, Condicionadores e Sabonetes Líquidos; Tinturas e Alisantes Capilares; Tecnologia de Produtos Antienvelhecimento.

 

Módulo 4: Desenvolvimento de Produtos Cosméticos Diversos

Objetivos: Aprofundar os conhecimentos relacionados ao desenvolvimento de produtos cosméticos diversos, considerando os processos de fabricação e envase, buscando inovação e atualização profissional.

Tecnologia e Envase de Esmaltes, Perfumes e Fragrâncias, Maquiagem, Aerossóis e Produtos Oral Care; Nanotecnologia aplicada à Cosméticos; Nutricosméticos e Comprovação Científica.

 

Módulo 5: Estratégias em Gestão Industrial na Área Cosmética

Objetivo: Apresentar os aspectos estratégicos da Gestão Industrial importantes de serem considerados pelo profissional da área de desenvolvimento de produtos para que suas ações possam contribuir com o alcance das metas e objetivos traçados pela empresa e para o aumento de sua competitividade no mercado.

Gestão da Produção e Indústria 4.0; Gestão de Projetos; Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional; Planejamento Estratégico; Gestão da Cadeia de Suprimentos; Gestão de Indicadores; Terceirização na Área Cosmética; Análise e Gerenciamento de Risco e Plano Mestre de Validação; Inovação em Cosméticos; Estudo de Mercado e Tendências na Área Cosmética; Marketing: Estratégias para Definição de Mercado e Viabilidade Econômica de Novos Produtos Cosméticos; Mudanças Climáticas e Impactos no Setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC); Avaliação de Custos e Finanças Aplicados à Área de P&D; Desenvolvimento, Relacionamento e Avaliação de Fornecedores e Terceiristas; Gestão de Pessoas Aplicada à Área de Desenvolvimento de Produtos; Propriedade Intelectual.

 

Coordenação

Patrícia Antônio

Engenheira Química. Pós-doutorado pela Universidade Federal do ABC. Doutora e Mestre em Química Analítica pela Universidade de São Paulo. Coordenou e implementou o Programa de Pós-graduação em Engenharia de Cosméticos e seus 4 Pilares: Tecnologia, Inovação, Processos e Gestão no Instituto Mauá de Tecnologia. Experiência de 24 anos em Ensino Superior em Engenharia e de 17 anos na área de Desenvolvimento de Produtos Cosméticos, em escalas laboratorial e piloto. Em 2016, recebeu o prêmio Natura de Sustentabilidade – Xampu com Redução de Água. Em 2017 recebeu o prêmio AEXAM Destaque EUREKA 2017 – Aplicação do corante extraído do mesocarpo da pitaya em cosméticos. Coordenou os projetos FAPESP 2010/18713-5 e 2011/21511-8. Coordenadora Pedagógica e Educacional e Docente do Instituto Racine.

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Isadora de Jesus da Silva
Aluna do Instituto Racine
Ser monitora do curso de Pesquisa e Desenvolvimento de Cosméticos do Instituto Racine está sendo bastante gratificante e desafiador. Nesse processo estou tendo a oportunidade não só de me especializar na área que sempre sonhei, mas também de aprender estando mais próxima de profissionais extremamente qualificados e reconhecidos na indústria de cosméticos.
Além disso, a cada aula é visível meu desenvolvimento em habilidades como comunicação, liderança, cooperação, já que a monitoria me possibilita maior interação com os alunos e professores, sendo a interface entre eles e o instituto. A monitoria está sendo muito importante nesse processo de especialização, me possibilitando ser uma profissional mais capacitada e completa.

Tags

ANVISA, Assuntos Regulatórios, Cosmetologia, Desenvolvimento de Embalagens, Indústria Cosmética, Indústria Farmoquímica, Indústria Química, Marketing Cosmético

R$9.650,00R$19.100,00

49% off
Nível
Pós-graduação
Carga horária 380 horas
Área
Indústria Química e Cosmética
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