Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Cosméticos
Objetivo do Curso
O curso de pós-graduação em Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Cosméticos tem como objetivo qualificar profissionais para atuar na área de P&D de produtos cosméticos, desde a concepção até o seu lançamento, a partir de uma visão ampla e empreendedora, abrangendo aspectos técnicos, legais, éticos e gerenciais. Visa, também, preparar o profissional para a seleção de insumos e de tecnologias inovadoras que atendam às necessidades da sociedade em relação a produtos de higiene pessoal, perfumes e cosméticos.
O curso compreende aulas teóricas e práticas em amplo laboratório didático, conduzidas por professores especialistas, mestres e doutores com destacada atuação no mercado cosmético.
Turma
26
Início
Imediato
Modalidade
EAD*
Carga Horária
360 horas
Duração
12 meses
* Este curso possui aulas presenciais com prática em 03 finais de semana.
A quem se destina
Farmacêuticos, Químicos, Engenheiros Químicos e Biólogos.
- ⠀⠀⠀Ao término do curso você será capaz de:
- Adquirir visão ampliada do mercado cosmético e identificar oportunidades orientadas às necessidades do consumidor;
- Conhecer a linguagem da pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos;
- Compreender os aspectos regulatórios aplicados ao desenvolvimento de produtos cosméticos;
- Compreender as etapas envolvidas no desenvolvimento de um produto cosmético, desde sua concepção até seu lançamento;
- Aplicar as ferramentas que visam garantir a qualidade, segurança e eficácia do produto cosmético;
- Analisar criticamente fornecedores e insumos necessários para garantir a qualidade e a diferenciação das formulações cosméticas;
- Utilizar a tecnologia como diferencial competitivo no desenvolvimento e produção de cosméticos;
- Planejar, desenvolver, implementar e acompanhar projetos de desenvolvimento de produtos cosméticos;
- Gerenciar um departamento de Pesquisa e Desenvolvimento em indústria cosmética e de insumos cosméticos;
- Abrir novas visões de gestão voltadas ao empreendedorismo;
- Desenvolver e ampliar o networking; Progressão da carreira; Trabalho em Equipe; Comunicação; Liderança; Autonomia; Flexibilidade; Resiliência; Criatividade; Proatividade; Empatia e Desenvolver Habilidades Socioemocionais.
Um dos segmentos que mais aplicam recursos em inovação, a indústria brasileira de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, é um amplo universo de 3.332 empresas, número este 5,4% maior em 2021 que no ano anterior, que exporta para 173 países, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumes e Cosméticos (ABIHPEC).
Esta realidade de contínuo aumento do número de empresas é motivada pela necessidade de adaptação a um mercado cada vez mais competitivo e exigente em inovação, qualidade, segurança e eficácia dos produtos, e que, a cada dia, exige mais das áreas de inovação e pesquisa e desenvolvimento.
A sociedade brasileira confere um imenso valor aos produtos de higiene pessoal, perfumes e cosméticos e a prova disso é que em 2021, o mercado nacional destes produtos figurou em quarto lugar no ranking mundial, movimentando US$ 23,06 bilhões em consumo, segundo a Euromonitor International.
As grandes marcas representam a principal fatia do mercado, mas boa parte da força e do dinamismo da indústria cosmética deve-se a abertura de novos negócios e ao bom trabalho desenvolvido por pequenas marcas, que representam a maioria dessas mais de 3.300 empresas registradas na Anvisa.
As constantes inovações tecnológicas no setor cosmético, exigem dos profissionais que nele atuam, ou pretendam atuar, uma visão multidisciplinar e amplo conhecimento de tecnologias, regulação, processos produtivos, qualidade, segurança e eficácia de produtos, bem como habilidades para trabalhar em equipe, liderar pessoas, gerir ou participar de projetos.
O profissional qualificado encontra um amplo mercado de trabalho, com indústrias cosméticas presentes em 26 das 27 Unidades Federativas do Brasil.
Programa do Curso
Módulo 1 - Fundamentos da Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Cosméticos
Objetivo: Fornecer ao profissional os fundamentos necessários para atuar no desenvolvimento, preparação e avaliação de formulações cosméticas e produtos de higiene pessoal.
Introdução à Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Cosméticos; Algarismos Significativos, Transformações de Unidades e Preparação de Soluções; Classificação Química, Funções Inorgânicas, Funções Orgânicas, pH e Sistema Tampão; Tensoativo, Espessante Hidrofílico e Lipofílico, Emoliente, Umectante, Ativos e Aditivos; Água: Características, Propriedades e Aplicações Cosméticas; Conservantes: Tipos e Aplicações; Bioquímica e Fisiologia da Pele, Cabelo e Anexos Aplicadas ao Desenvolvimento de Produtos Cosméticos.
Módulo 2: Gestão de Operações e Projetos para a Indústria de Produtos Cosméticos
Objetivo: Qualificar profissionais para a aplicação de ferramentas de gestão de operações e projetos a fim de promover uma visão ampla dos processos envolvidos na fabricação de cosméticos que devam ser considerados no planejamento do desenvolvimento desses produtos para produção em larga escala.
Assuntos Regulatórios e Registro de Produtos no Âmbito da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Legislação Aplicada à Empresa; Controle de Qualidade e Estabilidade de Produtos Cosméticos; Boas Práticas de Fabricação na Indústria Cosmética – RDC 48/2013 ANVISA; Microbiologia Aplicada à Área de Cosméticos; Embalagem para Produtos Cosméticos; Segurança e Eficácia de Produtos Cosméticos/Cosmetovigilância; Análise Sensorial; Validação de Limpeza; Validação de Sistemas Computadorizados
Módulo 3: Desenvolvimento de Produtos Cosméticos para a Pele e Cabelos
Objetivo: Qualificar profissionais para atuarem no desenvolvimento de produtos cosméticos para a pele (skin care) e cabelos (hair care), considerando os processos de fabricação e envase, bem como suas aplicações em condições usuais e especiais, buscando a inovação e atualização profissional.
Emulsões Cosméticas, Fabricação e Envase (Cremes, Loções, Suspensões, Pomadas e Ceras); Aspectos Técnicos e Legais para o Desenvolvimento de Cosméticos Fotoprotetores; Tecnologia de Fabricação e Envase de Géis; Cosméticos para a Pele Masculina; Cosméticos para Peles Sensíveis; Cosméticos para a Pele Acneica e Produtos Despigmentantes; Cosméticos para Celulite e Estrias; Produtos Depilatórios; Aplicação de Extratos Vegetais em Produtos Cosméticos; Sabonetes em Barra, Syndet e Combars; Cosméticos Waterless; Desodorantes e Antiperspirantes; Tecnologia de Fabricação e Envase de Xampus, Condicionadores e Sabonetes Líquidos; Tinturas e Alisantes Capilares; Tecnologia de Produtos Antienvelhecimento.
Módulo 4: Desenvolvimento de Produtos Cosméticos Diversos
Objetivos: Aprofundar os conhecimentos relacionados ao desenvolvimento de produtos cosméticos diversos, considerando os processos de fabricação e envase, buscando inovação e atualização profissional.
Tecnologia e Envase de Esmaltes, Perfumes e Fragrâncias, Maquiagem, Aerossóis e Produtos Oral Care; Nanotecnologia aplicada à Cosméticos; Nutricosméticos e Comprovação Científica.
Módulo 5: Estratégias em Gestão Industrial na Área Cosmética
Objetivo: Apresentar os aspectos estratégicos da Gestão Industrial importantes de serem considerados pelo profissional da área de desenvolvimento de produtos para que suas ações possam contribuir com o alcance das metas e objetivos traçados pela empresa e para o aumento de sua competitividade no mercado.
Gestão da Produção e Indústria 4.0; Gestão de Projetos; Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional; Planejamento Estratégico; Gestão da Cadeia de Suprimentos; Gestão de Indicadores; Terceirização na Área Cosmética; Análise e Gerenciamento de Risco e Plano Mestre de Validação; Inovação em Cosméticos; Estudo de Mercado e Tendências na Área Cosmética; Marketing: Estratégias para Definição de Mercado e Viabilidade Econômica de Novos Produtos Cosméticos; Mudanças Climáticas e Impactos no Setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC); Avaliação de Custos e Finanças Aplicados à Área de P&D; Desenvolvimento, Relacionamento e Avaliação de Fornecedores e Terceiristas; Gestão de Pessoas Aplicada à Área de Desenvolvimento de Produtos; Propriedade Intelectual.
Coordenação
Patrícia Antônio
Engenheira Química. Pós-doutorado pela Universidade Federal do ABC. Doutora e Mestre em Química Analítica pela Universidade de São Paulo. Coordenou e implementou o Programa de Pós-graduação em Engenharia de Cosméticos e seus 4 Pilares: Tecnologia, Inovação, Processos e Gestão no Instituto Mauá de Tecnologia. Experiência de 24 anos em Ensino Superior em Engenharia e de 17 anos na área de Desenvolvimento de Produtos Cosméticos, em escalas laboratorial e piloto. Em 2016, recebeu o prêmio Natura de Sustentabilidade – Xampu com Redução de Água. Em 2017 recebeu o prêmio AEXAM Destaque EUREKA 2017 – Aplicação do corante extraído do mesocarpo da pitaya em cosméticos. Coordenou os projetos FAPESP 2010/18713-5 e 2011/21511-8. Coordenadora Pedagógica e Educacional e Docente do Instituto Racine.
Isadora de Jesus da Silva
Aluna do Instituto RacineAlém disso, a cada aula é visível meu desenvolvimento em habilidades como comunicação, liderança, cooperação, já que a monitoria me possibilita maior interação com os alunos e professores, sendo a interface entre eles e o instituto. A monitoria está sendo muito importante nesse processo de especialização, me possibilitando ser uma profissional mais capacitada e completa.
R$19.100,00