PIC/S: Pharmaceutical Inspection Cooperation Scheme: Boas Práticas de Fabricação, Harmonização, Qualificação, Validação e Revisões Gerenciais (PIC/S PE 009-14)
Objetivo do Curso
O curso de educação continuada PIC/S: Pharmaceutical Inspection Cooperation Scheme* tem como objetivo qualificar profissionais que atuam em auditoria, em agências reguladoras ou auditoria interna de fabricantes de Insumos farmacêuticos e medicamentos, para compreender e adotar os procedimentos de inspeção segundo o Guia PIC/S – Pharmaceutical Inspection Cooperation Scheme,Visa, também, preparar profissionais envolvidos com o Sistema da Qualidade para compreender os requisitos exigidos por este guia em processos de auditoria.
*O acrônimo PIC/S refere-se conjuntamente à Convenção Farmacêutica Internacional (PIC, do inglês Pharmaceutical Inspection Convention) e ao Esquema de Cooperação em Inspeção Farmacêutica (PIC/S). O PIC/S teve início em 1970, na forma de PIC, criado pela Associação de Livre Comércio da Europa (European Free Trade Association – EFTA) ao estabelecer uma Convenção de Reconhecimento Mútuo de Inspeção de Fabricantes de Produtos Farmacêuticos. Até 1995, a Convenção ficou restrita a membros europeus, que negociavam acordos vinculantes de reconhecimento mútuo ratificados por seus parlamentos. Em 1995, derivado do PIC, foi criado o Esquema de Cooperação em Inspeção Farmacêutica, tornando-se mais flexível e não vinculante, e permitida a adesão de outros países, não europeus. Em 2020, a Anvisa tornou-se o 54º membro do PIC-S que conta, atualmente, com 58 autoridades membros, de 52 países. O PIC/S destinase tanto a medicamentos e insumos farmacêuticos de uso humano, como, também, a medicamentos de uso veterinário, e por isso alguns países contam com mais de uma autoridade membro. Cada país, mesmo tendo duas instituições como membros, tem direito a um voto e todas as decisões são tomadas por consenso.
Turma
03
Início
27 Nov. 2024
Modalidade
EAD
Carga Horária
08 horas
Duração
01 dia
A quem se destina
Farmacêuticos, Químicos, Engenheiros, Médicos Veterinários, Biólogos, Administradores e outros profissionais, que atuam ou pretendem atuar na indústria ou na cadeia produtiva de medicamentos de impacto na saúde humana e animal.
Programa do Curso
- Introdução ao PIC-S: Histórico, Evolução, Propósitos, Convergência Regulatória, Importância para os Membros PIC/S, Documentos PIC/S.
- Qualidade, Regulação e Planejamento.
- Sistema de Qualidade Farmacêutica.
- Conhecimentos relevantes aos especialistas e gestores: Pessoal, Instalações e Equipamentos, Documentação, Produção, Controle de Qualidade, Atividades Terceirizadas, Reclamações e Recolhimento e Autoinspeções.
Docente Responsável
Humberto Zardo
Farmacêutico Industrial. Mestre em Tecnologia Bioquímico-farmacêutica pela Universidade de São Paulo, onde atuou como Auxiliar de Ensino de Tecnologia Farmacêutica. Possui treinamento adicional em Engenharia de Embalagens, Negócios Internacionais e Administração Geral em Universidades do Brasil e EUA. Possui mais de quarenta anos de experiência em universidades, indústrias e consultoria. Consultor sênior, instrutor e conselheiro em gestão e melhoria de operações de fabricação para organizações envolvidas com o desenvolvimento, produção, armazenamento e distribuição de ingredientes farmacologicamente ativos e produtos para a saúde humana. Sua experiência abarca ingredientes farmacologicamente ativos, produtos farmacêuticos terminados, cuidado da pele, fortificação de alimentos e dispositivos médicos. É ativamente envolvido em seminários e treinamentos na Europa, Ásia e nas Américas. Atua como consultor para organizações internacionais e possui comprovada experiência por trabalhos em mais de 46 países nas Américas, Europa, Ásia e África. Docente no Instituto Racine.
R$774,00