Radiofármacos – Aplicações em Diagnóstico, Terapia e Pesquisa
Objetivo do Curso
O Curso Intensivo de Radiofármacos – Aplicações em Diagnóstico, Terapia e Pesquisa tem como objetivo apresentar conhecimentos relativos à produção de radiofármacos e à aplicação de elementos e substâncias radioativas, a partir da utilização de técnicas que envolvem a medida da radioatividade, com ênfase em radiofarmácia, produção de fármacos ligados a elementos radioativos, produção de radiofármacos utilizados em diagnóstico e em radioterapia e na aplicação de radioisótopos em pesquisas, em especial nas áreas de farmacocinética, engenharia genética, produção e conservação de alimentos.
Turma
05
Início
Imediato
Modalidade
EAD
Carga Horária
36h30
Tempo de Acesso
03 meses
A quem se destina
Farmacêuticos, Físicos, Biomédicos, Químicos, Engenheiros e Físico-Médicos. Indicado, também, a estudantes de graduação dos cursos citados.
- ⠀⠀⠀Ao término do curso você será capaz de:
- Aplicar os conhecimentos adquiridos em produção, controle de qualidade e garantia da qualidade para a obtenção de radiofármacos com aplicações em diagnóstico ou terapia em consonância com as normas sanitárias vigentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) assim como com as normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN);
- Avaliar a aplicação dos Radiofármacos em Pesquisa e Desenvolvimento, principalmente a viabilidade farmacocinética e farmacodinâmica de novos fármacos;
- Aplicar os conceitos de controle de qualidade e garantia da qualidade nos Serviços de Medicina Nuclear em clínicas e hospitais.
O mercado de trabalho na área de Radiofarmácia está em plena expansão. Com a quebra do monopólio para a produção de radiofármacos de meia-vida curta, ocorrida em 2006, houve a necessidade iminente de profissionais com experiência em Radiofarmácia e Radioquímica para dar suporte aos centros produtores de radiofármacos que estavam se desenvolvendo no país. Outro aspecto importante é a demanda, existente na atualidade, por profissionais com conhecimentos específicos para atuação em centros de Medicina Nuclear. Sendo assim, o mercado de trabalho tende a crescer nos próximos anos no Brasil e no mundo, para farmacêuticos, físicos, biólogos, biomédicos, químicos, engenheiros e profissionais da física-médica para atuação em:
- Radiofarmácia industrial, incluindo produção, controle de qualidade, garantia da qualidade e pesquisa;
- Radiofarmácia hospitalar;
- Radiofarmácia centralizada;
- Docência.
Programa do Curso
Introdução à Radiofarmácia
Revisão, Conceitos e Aplicações; Fundamentos da Radiofarmácia e Atuação Profissional; Decaimento Radioativo, Leis do Decaimento Radioativo e Equilíbrio Radioativo; Interação da Radiação com a Matéria; Principais Reações de Marcação.
Produção de Radioisótopos Artificiais e de Substâncias Marcadas
Produção de Radioisótopos Artificiais a partir de Reatores Nucleares; Produção de Radioisótopos Artificiais a partir de Cíclotrons; Produção de Fluodesoxiglicose F-18 (FDG-18F); Produção de Radioisótopos Artificiais a partir de Geradores; Produção de Moléculas Marcadas.
Controle e Garantia de Qualidade em Radiofarmácia
Controle Físico-Químico e Radioquímico de Radiofármacos; Controle Microbiológico de Radiofármacos; Garantia de Qualidade Aplicada a Radiofarmácia.
Princípios de Radioproteção
Introdução à Radioproteção; História da Radioatividade Natural; Radioatividade; Grandezas Radiológicas e Unidades; Interação da Radiação Eletromagnética com a Matéria; Detectores de Radiação; Noções de Radioproteção; Normas CNEN; Noções de Proteção Radiológica para Radiofarmacêuticos; Noções de Segurança Radiológica na Produção de Radiofármacos em Cíclotrons; Transporte de Material Radioativo; Gerência de Rejeitos Radioativos; Efeitos Biológicos e Características Gerais da Radiação Ionizante; Acidentes Envolvendo Radiação Ionizante.
Radiofarmácia Industrial e Hospitalar
Implantação de Planta Produtora de Radiofármacos PET; Planejamento e Implantação de Laboratório de Radiofarmácia em Hospitais e Serviços de Medicina Nuclear; Produção de Kits Liofilizados; Pesquisa Clínica e Desenvolvimento de Radiofármacos.
Aplicações de Radiofármacos e da Radioatividade e seus Efeitos Biológicos
Aplicações de Radiofármacos em Diagnóstico: Inflamação, Infecção, Sistema Cardiovascular, Sistema Endócrino, Sistema Gastrintestinal, Sistema Hepatobiliar, Sistema Esquelético, Sistema Nervoso Central, Sistema Respiratório e Oncologia; Aplicação de Radiofármacos em Terapia.
Coordenação
Sibila Roberta Marques Grallert
Farmacêutica. PhD, Doutora e Mestre em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica pela Universidade de São Paulo. Desde 2008 atua na área de radiofarmácia, tendo exercido função de Gerente Técnica, em empresas como a Cyclobras. Atualmente, é Managing Director na empresa CMR Brasil. Docente associada da disciplina de Radiofarmácia na Universidade de Campinas. Docente do Instituto Racine.
R$1.775,00