Segurança e Eficácia de Produtos Cosméticos

Objetivo do Curso
O curso intensivo em Segurança e Eficácia de Produtos Cosméticos tem como objetivo qualificar o profissional para o desenvolvimento, a análise e a interpretação de estudos clínicos e instrumentais de segurança e eficácia de produtos cosméticos, a partir de uma abordagem ampla de todas as etapas da pesquisa com cosméticos – legislação e requisitos legais pertinentes à área, avaliação pré-clínica de ingredientes cosméticos, documentação prévia ao início da pesquisa clínica, aspectos éticos da pesquisa com seres humanos, rotulagem e apelos de segurança, avaliação clínica de segurança dermatológica, montagem do dossiê de segurança do produto acabado, avaliação da performance cosmética em modelos clínicos e/ou instrumentais para o suporte de claims.
As aulas teóricas complementadas pelas aulas práticas contribuirão para melhor preparar o profissional para conceber o delineamento e a execução de metodologias de avaliação de segurança e eficácia de produtos cosméticos.
Normas e Documentos Orientativos Abordados neste Curso
Lei Nº 14.874 de 28 de maio de 2024; RDC nº 752/2022 e RDC nº 639/2022 – ANVISA; Cosmetics Labeling Claims. FDA, USA, 2020; Practical Aspects of Cosmetic Testing How to Set up a Scientific Study in Skin Physiology, 2014; Colipa Guideline: Guidelines for the Evaluation of the Efficacy of Cosmetic Products, 2008; (EU) Guidelines on Annex I to Regulation (EC) nº 1223/2009 of the European Parliament and of the Council on Cosmetic Products (Guidelines on the Cosmetic Products Safety Report). Jornal Oficial da União Europeia, 2013; Guia de Avaliação de Segurança de Produtos Cosméticos da ANVISA, 2ª edição, 2012; Boas Práticas Clínicas / Documento das Américas/2005.
A quem se destina
Farmacêuticos, biomédicos, químicos, biólogos e outros profissionais que trabalham ou desejam trabalhar em centros de pesquisa clínica e instrumental ou nas indústrias farmacêutica ou cosmética, na ampla área de avaliação de performance de produtos cosméticos (segurança e eficácia).
Indicado, também, a estudantes de cursos superiores nas áreas citadas.
Turma
01
Início
05 Jun. 2025
Modalidade
EAD*
Carga Horária
88 horas
Duração
05 meses
* Este curso possui aula presencial em 01 final de semana.
- Levantar os estudos necessários para a sustentação de segurança e eficácia de produtos cosméticos de acordo com a legislação e os apelos de rotulagem;
- Desenvolver protocolos e ensaios de segurança e eficácia de produtos cosméticos contemplando modelos in vivo, in vitro e/ou ex vivo;
- Interpretar resultados de estudos de segurança e eficácia de produtos cosméticos;
- Montar um dossiê de segurança de produtos cosméticos;
- Conceber o delineamento e a execução de metodologias de avaliação de segurança e eficácia de produtos cosméticos;
- Buscar métodos robustos para a sustentação de apelos de eficácia.
A segurança e a eficácia são requisitos fundamentais no mercado de cosméticos, já que o setor lida diretamente com a saúde e o bem-estar dos consumidores. Com o aumento da conscientização dos consumidores sobre ingredientes, transparência e os impactos dos produtos no corpo e no meio ambiente, o mercado de cosméticos busca cada vez mais garantir maior segurança e eficácia nas fórmulas, além de atender a novas regulamentações e exigências dos órgãos sanitários competentes.
Diante do grandioso mercado cosmético, onde o Brasil ocupa a quarta posição mundial, as empresas se empenham em buscar novos ativos que tragam diferencial para o produto, destacando-se os produtos voltados para skincare, produtos veganos e voltados para uma linha sustentável, e produtos para públicos específicos. A busca por um espaço neste marcado cada vez mais competitivo, faz com que as empresas tragam apelos inovadores para seus produtos. Neste cenário, os estudos de segurança e eficácia tornam-se aliados para garantir a segurança de uso do produto e a confiança do consumidor.
Os estudos de segurança e eficácia vão além de uma necessidade regulatória. Se bem desenvolvidos e interpretados, eles são aliados da pesquisa e desenvolvimento e do marketing de produtos cosméticos.
Assim, a qualificação do profissional em Segurança e Eficácia de Produtos Cosméticos é fundamental para atuação no suporte a demandas regulatórias, de pesquisa e desenvolvimento e de marketing que necessitem estar embasadas nos resultados de estudos desta natureza.
Coordenação
Vanessa de Melo Cardoso Pereira
Farmacêutica-Bioquímica. Especialista em Cosmetologia pela Faculdade Oswaldo Cruz, com certificação em Ciências Dermatocosméticas pela Vjrije Universiteit, Bruxelas. Possui 18 anos de experiência em estudos de segurança e eficácia de produtos cosméticos, com vivência em centro de pesquisa com gerência de estudos de segurança e eficácia e atendimento técnico comercial com delineamento de estudos para o suporte de claims de produtos cosméticos. Possui experiência em indústria farmacêutica com monitoria de estudos cosméticos de segurança e eficácia e consultoria na Gerência de Produtos de Higiene, Perfumes, Cosméticos e Saneantes da Agência nacional de Vigilância Sanitária (GHCOS/ANVISA) na Área de Fotoproteção. Consultora ad-hoc no Guia de Avaliação de Produtos Cosméticos da ANVISA, segunda edição.
Silas Arandas Monteiro e Silva
Farmacêutico. Pós doutor no Programa de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Campinas. Doutor pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com desenvolvimento de projetos na grande temática de sistemas de liberação de ativo dermatológico com associação de técnica física de promoção para permeação de ativos. Mestre pelo programa de Pós-graduação em Medicina Translacional pela UNIFESP. Docente de disciplinas modulares de Cosmetologia; Cosmetologia Aplicada a Área da Estética; Dermatoses de Pele e Couro Cabeludo; Tecnologia e Desenvolvimento de Emulsões e Sistema Poliméricos. Atualmente é Gerente da Área de Avaliação de Performance no Centro de Inovação da Natura Cosméticos.
R$5.418,00