Sistema de Gestão em Logística e na Cadeia de Suprimentos – Foco em Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária
Objetivo do Curso
O curso intensivo em Sistema de Gestão em Logística e na Cadeia de Suprimentos – Foco em Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária tem como objetivo qualificar profissionais para gerir processos logísticos e da cadeia de suprimentos, de forma a contribuir para que a movimentação de produtos sujeitos à Vigilância Sanitária, desde a sua produção até a entrega ao consumidor final, aconteça com fluidez, rapidez, segurança e baixo custo, levando em consideração as necessidades internas da organização e as necessidades externas do mercado consumidor.
A quem se destina
Farmacêuticos, Químicos, Tecnólogos em Logística e outros profissionais que atuam ou desejam atuar em logística de produtos sujeitos a vigilância sanitária. Indicado, também, para estudantes de cursos de graduação relacionados.
Turma
03
Início
A definir
Modalidade
EAD
Carga Horária
64 horas
Duração
02 meses
- ⠀⠀⠀Ao término do curso você será capaz de:
- Gerir e liderar pessoas na cadeia logística;
- Compreender a legislação sanitária e aplicá-la à cadeia logística;
- Realizar a gestão dos componentes operacionais da logística de Produtos sujeitos a Vigilância Sanitária;
- Realizar avaliação crítica de processos logísticos nos diversos segmentos da cadeia, propor e implementar adequações e melhorias.
O setor logístico de medicamentos e dispositivos médicos tem apresentado, na última década, um crescimento acentuado
e com contínuo aumento das exigências em sua regulamentação. Em nível mundial, deve registrar um crescimento de 3,5% a cada ano até 2025, segundo a Consultoria Grand View Research.
A logística e a cadeia de suprimentos são atividades conectadas e interdependentes. Contudo, a cadeia de suprimentos consiste em um conceito mais amplo, pois envolve métodos e sistemas operacionais ligados ao produto de forma direta ou indireta, tais como: compras, depósitos, inventários, entre outros, considerando desde a produção até a satisfação do cliente final. Neste processo integral, a logística pode ser considerada uma das etapas que compõe a cadeia de suprimentos, preocupando-se com o deslocamento do produto da empresa até o consumidor final e deste para a empresa, por meio de processos reversos.
Assim, a gestão da logística e da cadeia de suprimentos, envolve a administração de fluxos de bens, das finanças, dos serviços e das informações, com o objetivo de atingir a integração de componentes associados à organização interna e externa de uma empresa, ou seja: fornecedores, consumidores e prestadores de serviços.
As empresas que quiserem manter-se competitivas no mercado precisam contar com profissionais preparados para realizar a gestão da logística e da cadeia de suprimentos com eficiência, contribuindo, em última instância, para a entrega do produto que o cliente deseja, no prazo almejado e pelo preço mais satisfatório possível.
Coordenação
Clayton Gerber Mangini
Farmacêutico, Tecnólogo em Gestão Portuária e Tecnólogo em Logística. Doutor em Gestão de Sistemas de Operação pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Paulista. Mestre em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos pelo Centro Paula Souza. Especialista em Administração Industrial pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini da Universidade de São Paulo. MBA em Gestão Empresarial com Ênfase em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Membro da Comissão Assessora de Distribuição e Transporte do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Membro do Comitê de Logística Farmacêutica da Associação Brasileira de Logística. Membro da Comissão de Estudo de Transporte de Produtos Perigosos (CB-16 ABNT). Coordenador de Cursos e Docente no Instituto Racine.