Situações Clínicas Especiais em Oncologia – Oncopediatria, Oncogeriatria, Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas, Cuidados Paliativos e Emergências em Oncologia
Objetivo do Curso
O curso de educação continuada em Situações Clínicas Especiais em Oncologia tem como objetivo qualificar o farmacêutico para exercer atividades na área do cuidado à criança, ao idoso, à pessoa em cuidados paliativos, aos indivíduos em situações de emergência em oncologia e aos submetidos a Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas, trazendo uma abordagem sobre as particularidades a serem consideradas em cada uma destas situações, de forma a prepará-lo para interagir de forma assertiva com a equipe de cuidado, pacientes e cuidadores. Visa, também, apresentar o contexto da Política Nacional de Oncologia, bem o desenho de rede de assistência aos pacientes com câncer proposto pelo Ministério da Saúde.
A quem se destina
Farmacêuticos. Indicado, também, para estudantes de cursos de graduação em Farmácia.
Turma
02
Início
18 Mar. 2025
Modalidade
EAD
Carga Horária
26 horas
Duração
01 mês
- ⠀⠀⠀Ao término do curso você será capaz de:
- Conhecer as emergências oncológicas de maior relevância em oncologia e compreender seu mecanismo para uma atuação qualificada junto a equipe multidisciplinar;
- Prestar assistência a populações específicas como idosos, crianças, indivíduos em cuidados paliativos e, também, aos submetidos a procedimentos especiais como o Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas, interagindo com a equipe multiprofissional de cuidado à pessoa com câncer;
- Conhecer a Política Nacional de Oncologia e a proposta de rede de assistência à pessoa com câncer.
O câncer é um importante problema de saúde pública em nível mundial que atinge pessoas em todas as faixas etárias, cada uma com suas particularidades que precisam ser devidamente compreendidas para que a assistência prestada pelos profissionais da equipe de cuidado seja assertiva e promova resultados positivos em saúde.
O Câncer Infantil, por exemplo, é atualmente uma doença curável, em grande parte dos casos, especialmente quando o diagnóstico é feito precocemente. A doença, porém, tem impactos importantes tanto para o paciente quanto para a família, sobretudo para os pais, pois promove alterações em vários níveis da vida diária da criança, uma vez que pressupõe a necessidade de adaptação a tratamentos médicos complexos, realização frequente de exames, cirurgias e/ou internações, quando necessário, visitas constantes ao hospital ou a clínicas especializadas.
Com o avanço da idade, há o acúmulo de fatores de risco para o desenvolvimento do câncer e, ao mesmo tempo, há, também, a redução dos mecanismos de reparação celular que podem prevenir sua manifestação. O câncer, portanto, é um problema de saúde pública de relevante morbimortalidade na população idosa.
Além disso, independentemente da faixa etária, existem situações, como o cuidado paliativo, as emergências oncológicas e o transplante de células tronco hematopoiéticas, que demandam dos profissionais de saúde abordagem voltada a contribuir para que o indivíduo possa beneficiar-se das chances de cura existentes e, ao mesmo tempo, possa passar pelo tratamento mantendo, ao máximo, sua qualidade de vida.
O profissional que atua na área da oncologia precisa compreender as particularidades da população atendida e das doenças oncológicas em cada contexto e, ao mesmo tempo, estar preparado para lidar com as possibilidades e limitações de suas intervenções, a partir de uma postura de abertura e consideração da realidade conforme ela se manifesta em sua multiplicidade, atentando sempre para o atendimento das necessidades globais de cada pessoa.
O farmacêutico clínico, bem-preparado para atuar nessa área, encontra um mercado de trabalho ascendente e com boas oportunidades de carreira.
Coordenação
Káthia Ferraro Lopes
Farmacêutica. Especialista em Farmácia em Oncologia pela Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (SOBRAFO). Especialista em Docência no Ensino em Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Mestranda em Ensino nas Ciências da Saúde na Universidade Federal de São Paulo. Membro da Comissão de Educação da SOBRAFO, à qual é associada desde o ano 2.000. Possui mais de 30 anos de experiência em Farmácia em Oncologia e Central de Misturas, tendo atuado em instituições como Hospital A.C. Camargo Cancer Center, Hospital Albert Einstein, Hospital Samaritano e Farmoterápica, na qual implantou a Unidade de Central de Misturas voltadas à Oncologia. Participou da elaboração do Guia sobre Preparo de Medicamentos Antineoplásicos e do Guia para Notificação de Reações Adversas editados pela SOBRAFO, entre outras publicações. Coordenadora de Curso e Docente no Instituto Racine.
R$1.310,00