Stewardship de Antimicrobianos e Cuidado Farmacêutico à Pacientes com Doenças Infectocontagiosas

Objetivo do Curso
O curso de pós-graduação de Stewardship de Antimicrobianos e Cuidado Farmacêutico a Pacientes com Doenças Infectocontagiosas tem como objetivo qualificar o profissional farmacêutico para atuar na área de Gerenciamento de Antimicrobianos, a partir do desenvolvimento de habilidades gerenciais para implantar ações sustentadas de Stewardship destes agentes e habilidades clínicas voltadas ao cuidado às pessoas com doenças infectocontagiosas, nos mais diversos tipos de instituição de saúde, tais como: hospitais, unidades de saúde e farmácias comunitárias.
Normas e Documentos Orientativos Abordados neste Curso
Portaria MS nº 529/2013; RDC nº 36/2013; Cuidado Farmacêutico na Prevenção e Controle das Infecções Hospitalares – Guia de Recomendações para o Farmacêutico como Membro Executor do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar – SBRAFH/2019; Diretriz Nacional para Elaboração de Programa de Gerenciamento do Uso de Antimicrobianos em Serviços de Saúde – ANVISA/2023; Resolução CFF nº 11/2024.
A quem se destina
Farmacêuticos que desejam atuar com Stewardship de Antimicrobianos e prestar cuidado farmacêutico a pessoas com doenças infectocontagiosas.
Turma
01
Início
06 Ago. 2025
Modalidade
EAD*
Carga Horária
360 horas
Duração
12 meses
* Este curso possui aula presencial em 01 final de semana.
- Compreender o papel dos microrganismos no desenvolvimento e evolução das infecções;
- Conhecer as principais técnicas diagnósticas e como o laboratório clínico pode auxiliar no gerenciamento de antimicrobianos;
- Aplicar os conhecimentos de Farmacologia e Farmacoterapia no manejo de doenças infectocontagiosas pautados nas melhores práticas baseadas em evidências;
- Saber utilizar estratégias de otimização da terapia com antimicrobianos com o objetivo de promoção de seu uso racional;
- Promover ações de educação em saúde relacionadas ao Gerenciamento de Antimicrobianos;
- Implantar e gerenciar Programas de Gerenciamento de Antimicrobianos;
- Realizar ações de cuidado farmacêutico e acompanhamento farmacoterapêutico à pacientes com doenças infectocontagiosas.
A resistência microbiana é um grave problema de saúde pública que vem crescendo a cada ano em todo o mundo. Esse problema causa sérias consequências aos pacientes, como elevação das taxas de morbidade e mortalidade, e aos sistemas de saúde, como o aumento do número e ampliação do tempo de internações em instituições hospitalares e de longa permanência e elevação dos custos assistenciais. Uma outra consequência da resistência microbiana é a obsolescência dos agentes antimicrobianos frente a novos mecanismos de resistência desenvolvidos pelos microrganismos causadores de infecções, que surgem a partir de seu uso.
Como este fenômeno está fortemente associado ao uso indiscriminado de antimicrobianos, existe uma necessidade crescente de otimização deste valioso recurso terapêutico nas instituições de saúde, cada vez mais requerida e avaliada por órgãos governamentais e agências acreditadoras, nacionais e internacionais.
Neste contexto, é de grande importância que tenhamos profissionais qualificados para identificar, avaliar e intervir nos casos de uso inapropriado de antimicrobianos, bem como para elaborar ações educativas e de promoção das boas práticas de prescrição para enfrentar com resolutividade este problema. Esta é a premissa básica do Stewardship de Antimicrobianos, que é caracterizado por conjuntos de ações coordenadas por médicos e farmacêuticos que visam promover o uso racional de antimicrobianos por meio de estratégias como auditoria prospectiva e feedback, restrição de uso de agentes de amplo espectro, desenvolvimento de diretrizes e forte papel educativo.
Assim, considerando o protagonismo farmacêutico nesta área, uma formação sólida deste profissional em Stewardship de Antimicrobianos é fundamental para a Implantação de Programas de Gerenciamento destes produtos nas instituições de saúde, no sentido de contribuir para a otimização dos resultados do uso dos antimicrobianos e prevenir a resistência microbiana de maneira sustentada e apoiada na interdisciplinariedade.
Coordenação
Rodrigo Spineli Macedo
Farmacêutico-Bioquímico. Doutor e Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialista em Atenção Farmacêutica pelo Instituto Racine de Educação Superior, em Farmácia Hospitalar pelas Faculdades Oswaldo Cruz, em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente pela Fundação Oswaldo Cruz e em Preceptoria Multiprofissional na Área da Saúde pela Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento. É Certificado em Stewardship de Antimicrobianos pela Society of Infectious Diseases Pharmacists (USA). Entre 2006 e 2023 atuou como Supervisor do Serviço de Farmácia – Oncologia do Hospital São Paulo da UNIFESP, na formação de especialistas, como preceptor do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia e foi Vice coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia Pediátrica. Atualmente é farmacêutico clínico do Programa de Gerenciamento de Antimicrobianos do Hospital São Paulo/Hospital Universitário da UNIFESP. Docente no Instituto Racine.
R$12.100,00