Transferência de Tecnologia de Medicamentos
Objetivo do Curso
O curso de educação continuada de Transferência de Tecnologia de Medicamentos tem como objetivo qualificar profissionais para aplicação das melhores práticas na realização de Projetos de Transferência de Tecnologia de medicamentos, alinhadas aos guias internacionais da WHO, FDA, EMA e regulamentos da ANVISA, abrangendo aspectos técnicos, legais e gerenciais.
Turma
08
Início
20 Fev. 2025
Modalidade
EAD
Carga Horária
08 horas
Duração
02 dias
A quem se destina
Farmacêuticos, Químicos, Engenheiros Químicos e demais profissionais que atuam ou desejam atuar com Transferência de Tecnologia na Indústria Farmacêutica.
- ⠀⠀⠀Ao término do curso você será capaz de:
- Entender o funcionamento de um processo de transferência de tecnologia;
- Compreender os elementos essenciais para uma transferência bem-sucedida;
- Atuar em equipes voltadas à realização de projetos de transferência de tecnologia;
- Apontar recomendações para o estabelecimento de boas práticas nos processos de transferência;
- Adquirir visão ampla do processo de transferência de tecnologia na indústria farmacêutica.
O setor farmacêutico é um dos que mais investe em pesquisa e desenvolvimento no mundo e esses elevados investimentos se justificam pelo risco da inovação e pela necessidade de novas terapias, uma vez que aumento da prevalência de doenças crônicas e complexas é o atual desafio aos sistemas de saúde frente ao envelhecimento populacional.
Segundo o GUIA INTERFARMA 2019, o mercado farmacêutico brasileiro deve movimentar entre US$ 39 e 43 bilhões em 2023, comercializando algo em torno de 238 milhões de doses. Em termos de faturamento, o mercado nacional deve estar bem equilibrado, considerando os medicamentos de referência, os similares, os medicamentos isentos de prescrição e os medicamentos genéricos. O país deve subir duas posições até 2023 no ranking mundial de mercados farmacêuticos.
Em face dessa constante evolução do setor, desenvolver e melhorar a capacidade tecnológica da indústria é de extrema relevância e um dos caminhos para se alcançar este objetivo dá-se por meio da Transferência de Tecnologia. Um bom entendimento dos elementos críticos do processo de transferência de tecnologia auxilia as empresas a implantarem mais eficazmente os projetos de transferência, além de contribuir para a disseminação adequada do conhecimento acumulado.
A formação proposta neste programa educacional prepara o profissional para atuar com Transferência de Tecnologia, contribuindo para maior efetividade, eficiência e qualidade deste tipo de processo na indústria farmacêutica.
Programa do Curso
- Introdução à Transferência de Tecnologia
- Organização e Gerenciamento de Projetos de Transferência de Tecnologia
- Documentação envolvida em Processos de Transferência
- Adaptações de Instalações e Equipamentos às Necessidades do Processo
- Transferência do Processo de Produção
- Transferência de Metodologias Analíticas
- Qualificação e Validação
Coordenação
Elidia Bagbudarian
Farmacêutica. Mestre em Inovação pela Faculdade de Engenharia Industrial. Especialista em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. Formação em Gestão de Projetos no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC. Possui mais de trinta anos de experiência em Gestão da Produção, Logística, Qualidade, Projetos e Processos em Indústrias Farmacêuticas (Abbott, Boehringer Ingelheim), Cosmética (Natura), Produtos para a Saúde (Salvapé Produtos Ortopédicos) e Consultoria. No Instituto Racine exerceu por 7 anos a Diretoria Acadêmica e, no momento, atua em Relações Institucionais e na Coordenação de Cursos.
R$769,00