Assuntos Regulatórios de Produtos e Empresas do Setor Industrial de Alimentos
Objetivo do Curso
O Curso Intensivo em Assuntos Regulatórios de Produtos e Empresas do Setor Industrial de Alimentos tem como objetivo qualificar profissionais para o desempenho de atividades relacionadas à regularização de empresas do setor industrial de alimentos, bem como, de atividades de registro de produtos a partir de uma visão sistêmica que permita a discussão das principais legislações e requisitos aplicáveis a este segmento, tais como, regularização de empresas, de produtos e rotulagem de alimentos industrializados para comercialização no Brasil e no exterior.
O curso inclui a apresentação e discussão da RDC Nº 429 e Instrução Normativa Nº 75 /2020, que dispõe sobre rotulagem nutricional dos alimentos embalados e, também, a RDC Nº 843/2024 e Instrução Normativa Nº 281/2024, que dispõe sobre a regularização de alimentos e embalagens sob competência do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).
Turma
14
Início
14 Jan. 2025
Modalidade
EAD
Carga Horária
68 horas
Duração
05 meses
A quem se destina
Engenheiros de Alimentos, Engenheiros Químicos, Químicos, Médicos Veterinários, Nutricionistas, Farmacêuticos, Advogados, Biomédicos e outros profissionais que atuam ou desejam atuar na área. Indicado, também, a estudantes de cursos de graduação nas áreas relacionadas.
- ⠀⠀⠀Ao término do curso você será capaz de:
- Reconhecer as normas, os regulamentos e as estratégias sanitárias aplicadas aos produtos alimentícios;
- Orientar e cumprir os requisitos necessários para a regularização de empresas do setor de alimentos;
- Compreender os requisitos normativos e técnicos relacionados à fabricação e à cadeia logística de alimentos;
- Compreender os requisitos para a fabricação, armazenagem e distribuição de alimentos baseada nos critérios de Boas Práticas;
- Compreender a importância da análise de risco para a segurança dos alimentos industrializados e executar procedimentos de cadastramento, registro, classificação de risco sanitário, entre outros;
- Orientar e cumprir os requisitos para rotulagem, de modo que esta seja adequada às exigências legais do Brasil, do Mercado Americano e do Mercado Europeu;
- Atuar na solução de intercorrências que possam surgir durante o processo de registro e de regularização de empresas e de produtos alimentícios.
A segurança sanitária dos alimentos ofertados para consumo da população é um dos desafios da Saúde Pública. Assim, a comprovação pré-mercado da segurança de uso de determinados alimentos e ingredientes é uma exigência legal, estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), com objetivo de proteger a saúde da população e reduzir os riscos associados ao consumo desses produtos, em resposta às constantes inovações tecnológicas e ao aumento do comércio internacional.
A regulamentação de alimentos no Brasil é bastante complexa, pois é regida por diferentes órgãos governamentais, além de ser fundamental para a entrega de produtos seguros para um número muito grande e diversificado de consumidores. Portanto, todo alimento destinado ao consumo humano é objeto da ação de controle e fiscalização pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e, em decorrência disto, os estabelecimentos destinados a industrializar, armazenar e distribuir produtos alimentícios industrializados estão submetidos às regras estabelecidas pela ANVISA para o seu funcionamento.
A Indústria de Alimentos tem tido uma performance de faturamento anual acima do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, sendo um importante gerador de empregos no Brasil. Contudo, para inserir-se neste mercado, o profissional precisa estar bem-preparado para atuar na interpretação e na aplicação das normas vigentes, tanto no que tange a regularização das empresas e registro de produtos quanto a questões relacionadas à cadeia produtiva e logística dos produtos alimentícios.
Programa do Curso
Regularização no Pré e Pós-Mercado
A Vigilância Sanitária e o Conceito de Segurança Alimentar; Regulamentação de Alimentos e Legislação Sanitária Relacionada a Alimentos no Brasil; Competências dos Órgãos Governamentais – Ministério da Agricultura e Ministério da Saúde; Manual de Boas Práticas de Fabricação; Determinação do Prazo de Validade; Recall.
Regularização de Empresas do Setor Industrial de Alimentos
Licença de Funcionamento para Indústrias Alimentícias, Importadoras, Distribuidoras, Armazenadoras e Transportadora de Alimentos; Renovação da Licença de Funcionamento; Alteração/Ampliação/Redução de Atividades na Licença de Funcionamento; Alterações nas Licenças de Funcionamento: Razão Social, Responsável Técnico, Responsável Legal, Mudanças de Endereço.
Regularização de Produtos Alimentícios
Aditivos Alimentares e Coadjuvantes de Tecnologia; Registro: Fluxo, Categorias de Alimentos, Documentação, Peticionamento, Acompanhamento, Análise Técnica e Validade. Isenção de Registro: Fluxo, Categorias de Alimentos, Comunicado de Início de Fabricação e Inspeção; Peticionamento de Aditivos e Novos Alimentos; Inclusão e Extensão do Uso de Aditivos e Coadjuvantes de Tecnologia; Novos Alimentos e Ingredientes.
Regulamentação de Rotulagem de Produtos Alimentícios
Definições e Princípios Gerais da Informação em Rótulos; Requisitos Gerais Relativos à Informação e às Responsabilidades das Empresas; Informações Obrigatórias e Voluntárias; Rotulagem Nutricional dos Alimentos Embalados (RDC Nº 429 e IN nº 75, de 8 de outubro de 2020).
Regulamentação de Suplementos Alimentares
Conceito e Aspectos envolvendo sua Segurança; Normas Vigentes no Brasil.
Rotulagem de Alimentos para Exportação ao Mercado Americano
Introdução ao Mercado Norte Americano de Alimentos Industrializados; Aspectos Fundamentais da Regulamentação de Rotulagem de Alimentos no Mercado Norte Americano.
Rotulagem de Alimentos para Exportação ao Mercado Europeu
Introdução ao Mercado da União Europeia (EU) de Alimentos Industrializados; Aspectos Fundamentais da Regulamentação de Rotulagem de Alimentos na União Europeia.
Atividade de Fixação do Conhecimento
Exercícios Dirigidos
Coordenação
Elaine Guaraldo
Nutricionista, graduada pelo Centro Universitário São Camilo. Mestre em Ciências da Nutrição pela Universidade Estadual de Campinas. Sócia-Diretora da empresa VIGNA BRASIL. Desde 2005, atua em Assuntos Regulatórios em Empresas do Setor Alimentício. Docente na área de Rotulagem de Alimentos e Ciências de Alimentos em cursos de graduação e pós-graduação. Docente do Instituto Racine.
R$2.790,00