Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica – Ênfase em Acompanhamento Farmacoterapêutico
Objetivo do Curso
O Curso de Pós-Graduação em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica – Ênfase em Acompanhamento Farmacoterapêutico tem como objetivo qualificar farmacêuticos para exercer a prática clínica em seus ambientes de trabalho, com foco na detecção, minimização e resolução de Problemas Relacionados com os Medicamentos (PRM) e Resultados Negativos Associados ao Medicamento (RNM), a partir da realização do acompanhamento farmacoterapêutico sistemático, contínuo e documentado de todo o processo de cuidado realizado junto ao paciente para otimização da farmacoterapia.
Turma
23
Início
29 Jan. 2025
Modalidade
EAD*
Carga Horária
380 horas
Duração
12 meses
* Este curso possui aulas presenciais em 02 finais de semana.
A quem se destina
Farmacêuticos que atuam ou pretendam atuar em Hospitais, Serviços Públicos de Saúde, Farmácias e Drogarias, Consultórios e Clínicas Especializadas, Home Care, Instituições de Longa Permanência, entre outros.
- ⠀⠀⠀Ao término do curso você será capaz de:
- Pensar a Atenção Farmacêutica como uma responsabilidade social e profissional em relação aos usuários de medicamentos;
- Desenvolver o raciocínio clínico, avaliando de forma estruturada as queixas dos pacientes e suas possíveis relações com os medicamentos em uso;
- Aplicar os principais métodos de acompanhamento farmacoterapêutico do paciente;
- Levantar hipóteses, identificar, classificar e propor a resolução para os Resultados Negativos da Farmacoterapia e de Problemas Relacionados com Medicamentos, segundo os métodos vigentes;
- Elaborar o plano terapêutico, definindo as intervenções farmacêuticas a serem propostas para resolver os problemas farmacoterapêuticos suspeitos;
- Interpretar resultados de exames laboratoriais e utilizá-los como dados objetivos para qualificar suspeitas de problemas de saúde associados ao uso de medicamentos;
- Registrar as intervenções farmacêuticas clínicas no prontuário do paciente, seguindo as regras estabelecidas por todos os profissionais de saúde que participam das linhas de cuidado dos pacientes;
- Estabelecer condutas de encaminhamento e relatórios técnicos para outros profissionais de saúde;
- Acompanhar os resultados das intervenções realizadas em termos de resposta clínica do paciente, definindo tempo de retorno para avaliação de resultados e critérios de alta ou de continuidade do atendimento;
- Estabelecer relação terapêutica com o paciente, contribuindo para a otimização dos resultados da farmacoterapia, adesão ao tratamento, detecção e notificação de reações adversas a medicamentos;
- Estabelecer relação positiva com os demais membros da equipe de saúde, compartilhando dados e decisões diante da suspeita de problemas ou de resultados negativos relacionados com medicamentos.
As atividades profissionais somente são reconhecidas quando satisfazem uma necessidade social, mediante a aplicação de conhecimentos para abordar os problemas apresentados pelos indivíduos. Assim, a prática clínica farmacêutica passa a ser socialmente reconhecida na medida que a aplicação de seus conhecimentos permita abordar os Problemas Farmacoterapêuticos dos indivíduos, contribuindo para a obtenção dos Melhores Resultados em Saúde com o uso de medicamentos.
Todo profissional que exerce a clínica deve estar comprometido com o atendimento às necessidades de saúde dos indivíduos e, para tanto, deve aplicar seus conhecimentos, de maneira racional e disciplinada, a fim de tomar decisões que respeitem, tanto a evidência científica disponível quanto as experiências e o contexto do paciente.
As regras para o exercício da prática clínica são as mesmas para qualquer profissão, o que muda, de uma profissão para a outra, é justamente o foco que cada profissional tem quando atende o paciente. O foco do farmacêutico são os problemas relacionados à farmacoterapia e o serviço de excelência para realizar a abordagem requerida destes problemas é o Acompanhamento Farmacoterapêutico, pois contempla integralmente os elementos do processo clínico estabelecido para todos os profissionais da saúde.
Para colocar em prática o Acompanhamento Farmacoterapêutico, o farmacêutico necessita de uma formação clínica sólida e de conhecimento aprofundado dos fundamentos teóricos e práticos dos métodos utilizados para realizá-lo. Necessita, também, estar preparado para analisar os condicionantes culturais, sociais e psicológicos, que influenciam o comportamento dos usuários de medicamentos.
No Brasil, a demanda por farmacêuticos clínicos cresce nos Hospitais, nas Unidades e Centros Especializados do Sistema Único de Saúde, nas Farmácias e Drogarias e, inclusive, em Consultórios e nos Domicílios, pois estes profissionais têm capacidade para realizar o Acompanhamento Farmacoterapêutico do paciente, resolvendo problemas com o uso de medicamentos com o objetivo de reduzir e minimizar riscos, danos e custos e promover a segurança e a melhoria do estado de saúde do paciente.
Assim, o mercado de trabalho é amplo para os farmacêuticos que estiverem qualificados para interagir com assertividade junto aos pacientes, familiares, cuidadores e equipes de cuidado do paciente e tende a crescer ainda mais nos próximos anos, no Brasil e no mundo.
Programa do Curso
Bases Filosóficas, Conceituais e Científicas do Acompanhamento Farmacoterapêutico do Paciente
Conceitos em Farmácia Clínica, Atenção Farmacêutica e Cuidado Farmacêutico; O Processo Assistencial do Acompanhamento Farmacoterapêutico; Métodos para a Prática do Acompanhamento Farmacoterapêutico do Paciente: Pharmacotherapy Workup e Método Dáder; Método SOAP de Registro de Dados Clínicos de Pacientes; Pesquisa Científica: Aspectos Metodológicos; Saúde Baseada em Evidência; Pesquisa em Base de Dados.
Realização de Pesquisa Dirigida em Base de Dados
Discussão de Casos Clínicos com Aplicação de Métodos de Acompanhamento Farmacoterapêutico.
Workshop Saúde Baseada em Evidência
Bases Clínicas para o Acompanhamento Farmacoterapêutico do Paciente
Semiologia: Coleta, Análise e Interpretação de Dados da Entrevista Clínica; Sinais e Sintomas Gerais e Inespecíficos; Semiologia e sua Aplicação à Prática Farmacêutica; Interpretação Clínica de Exames Laboratoriais.
Discussão de Casos Clínicos com Aplicação de Métodos de Acompanhamento Farmacoterapêutico.
Fatores que Interferem nos Resultados da Farmacoterapia: Externos e Internos Constitucionais e Condicionais
Avaliação e Monitorização da Farmacoterapia; Interações Fármaco-Fármaco; Interações Fármaco-Alimento/Nutriente; Interações Fármaco-Tabaco; Interações Fármaco-Álcool; Interações Fármaco-Drogas Ilícitas e de Abuso; Ciclo Circadiano; Sexo; Genética; Faixa Etária Pediátrica; Faixa Etária Geriátrica; Estado Nutricional; Gestação; Lactação; Comprometimento da Função Renal e Hepática; Não Adesão à Farmacoterapia.
Discussão de Casos Clínicos.
Bases Humanísticas do Atendimento Farmacêutico
A Doença e o Adoecer; Os Adoecimentos nos Ciclos da Vida; Significados Culturais de Saúde, Doença e Medicamentos; Ritos e Rituais de Saúde; Representações Sociais no Campo da Saúde e Doença; Resiliência; Técnicas de Acolhimento; Escuta de Casos; Técnicas de Entrevista.
Fórum de Discussão.
Simulação de Atendimento de Pacientes.
Acompanhamento Farmacoterapêutico do Paciente com Doenças Prevalentes
Doenças Cardiovasculares e Metabólicas (Diabetes, Hipertensão, Obesidade e Dislipidemia, Infarto Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular Cerebral e Arritmias); Doenças Respiratórias (Rinossinusite, Asma e DPOC); Transtornos Mentais (Ansiedade, Depressão, Transtorno Afetivo Bipolar e Esquizofrenia); Acompanhamento Farmacoterapêutico a Pacientes Idosos e Avaliação Geriátrica e Gerontológica Ampla (AGGA).
Discussão de Casos Clínicos com Aplicação de Métodos de Acompanhamento Farmacoterapêutico.
Avaliação Global de Habilidades Clínicas
.
Coordenação
Maria Denise Ricetto Funchal Witzel
Farmacêutica. Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Especialista em Farmácia Hospitalar pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui Curso de Aprimoramento em Farmácia Clínica pela Universidade do Chile e em Farmácia Hospitalar pela Universidade de São Paulo. Possui onze anos de experiência em Farmácia Hospitalar e cinco anos de experiência em Farmácia Comunitária e desde 1998 atua em Coordenação de Cursos Intensivos e Cursos de Pós-Graduação na Área Clínica. Participa da Coordenação Científica dos Seminários Internacionais de Farmácia realizados pelo Instituto Racine desde 2004, no Chile, Portugal e Espanha. É Coordenadora das Comissões Científicas dos eventos promovidos pelo Instituto Racine na Área Farmacêutica. Autora de capítulo do livro Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica. Tradutora dos livros Atenção Farmacêutica: Conceitos, Processos e Casos Práticos e Atenção Farmacêutica Serviços Farmacêuticos Orientados ao Paciente, coordenadora e revisora do livro Atenção Farmacêutica: da Filosofia ao Gerenciamento da Terapia Medicamentosa. Gerente Acadêmica, Coordenadora de Cursos e Docente no Instituto Racine.
Thuane Sales Gonçalves
Aluna do Instituto RacineCom certeza é um dos melhores investimentos que decidi fazer na minha carreira profissional. E não tenho dúvidas de que sairei uma profissional com muito mais habilidades técnicas e humanas do que entrei.
Tags
R$14.500,00