Farmácia Hospitalar e Farmácia Clínica
Objetivo do Curso
O Curso de Pós-Graduação em Farmácia Hospitalar e Farmácia Clínica tem como objetivo qualificar farmacêuticos para atuar no segmento hospitalar, nos âmbitos administrativo, técnico e clínico, tendo como foco a gestão de recursos e de risco, a promoção do uso racional de medicamentos, a assistência farmacêutica de qualidade e a obtenção de resultados positivos com o uso de medicamentos.
Turma
26
Início
17 Set. 2024
Modalidade
EAD
Carga Horária
360 horas
Duração
12 meses
A quem se destina
Farmacêuticos.
- ⠀⠀⠀Ao término do curso você será capaz de:
- Entender a complexidade das organizações hospitalares, seus diversos setores e suas interfaces com a farmácia hospitalar;
- Conhecer os diversos setores da farmácia hospitalar e a importância da integração de seus inúmeros processos para a construção de um ambiente harmônico e que assegure produtos e serviços de alta qualidade;
- Compreender o caráter multi e interdisciplinar das ações profissionais no ambiente hospitalar como forma de obter melhores resultados pré-internação, durante a internação e na alta hospitalar;
- Entender a atenção farmacêutica como uma evolução da farmácia clínica bem como a importância de ações integradas para que as intervenções farmacêuticas tenham maior efetividade;
- Atuar na gestão de recursos materiais e humanos e na gestão dos riscos, em especial os associados ao uso de medicamentos no ambiente hospitalar;
- Contribuir em processos de acreditação hospitalar, na construção de indicadores de qualidade e de resultados clínicos e no desenvolvimento de programas de qualidade;
- Atuar em ambientes clínicos diversos, vinculados ou não à farmácia do hospital, tais como emergência, unidade de terapia intensiva, unidades de oncologia, entre outros;
- Inserir-se na equipe de cuidado do paciente de forma integral, integrada e comprometida com a obtenção dos melhores resultados com o uso de medicamentos.
O Hospital é uma das mais complexas unidades de trabalho em saúde, constituindo-se em um centro de interação de várias disciplinas e profissões e de incorporação de novas tecnologias, tanto no que diz respeito a produtos quanto a serviços, cuja finalidade é enfrentar problemas de saúde com níveis de complexidade variáveis.
A farmácia hospitalar passa por um processo intenso de modernização com a implantação de serviços farmacêuticos, cada vez mais especializados, que contribuem para a racionalização de recursos, gestão de risco e obtenção de resultados positivos com o uso de medicamentos e de dispositivos médicos.
O farmacêutico hospitalar atua tanto na área de gestão dos custos envolvidos com medicamentos e materiais quanto na gestão dos riscos e dos resultados clínicos advindos das intervenções a que os pacientes são submetidos para resolver, controlar ou manejar seus problemas de saúde, o que tem sido responsável pela sua inserção em vários ambientes no hospital, tais como unidades de emergência, terapia intensiva, oncologia, pediatria, centro obstétrico e cirúrgico, gestão da qualidade e do risco, farmacovigilância, entre outros.
Os hospitais necessitam comprovar o exercício da prática farmacêutica em nível de tomada de decisões clínicas e de gestão econômica, de risco e da segurança do paciente, para atender às exigências do processo de acreditação, necessidade cada vez maior neste segmento, tanto em nível nacional quanto internacional.
Portanto, a farmácia hospitalar é um campo de trabalho para o farmacêutico que cresce em empregabilidade a cada dia e a especialização é condição obrigatória de contratação.
Programa do Curso
Fundamentos de Gestão no Ambiente Hospitalar e na Farmácia do Hospital
Sistemas de Saúde no Brasil; Sistemas de Gestão Hospitalar; Gestão na Farmácia Hospitalar; Padronização de Medicamentos e Materiais Médicos Hospitalares; Fracionamento de Medicamentos; Logística na Farmácia Hospitalar; Sistemas de Distribuição de Medicamentos; Gestão da Qualidade, do Risco e Segurança do Paciente em Ambiente Hospitalar; Metodologias de Acreditação e Certificação; Cuidado Baseado em Valor.
Oficinas de Indicadores em Farmácia Hospitalar.
Diálogo: Relato de Caso “Promoção da Segurança do Paciente”
Boas Práticas de Controle e Preparo de Misturas Estéreis
Requisitos Estruturais, Técnicos e Humanos de uma Unidade de Preparo de Misturas Estéreis em Ambiente Hospitalar; Biosegurança, Controle e Garantia da Qualidade na Central de Misturas Estéreis.
Fundamentos Técnicos e Científicos de Farmácia Clínica Aplicados à Farmácia Hospitalar
Conceitos em Farmácia Clínica, Atenção Farmacêutica e Cuidado Farmacêutico; Aplicação da Farmácia Clínica em Hospitais: Avaliação Farmacêutica da Prescrição, Conciliação de Medicamentos, Visita Multiprofissional, Acompanhamento Farmacoterapêutico do Paciente, Evolução Farmacêutica em Prontuário, Plano Farmacoterapêutico, Intervenção Farmacêutica, Transição de Cuidados e Orientação Farmacêutica de Alta Hospitalar; Semiologia e sua Aplicação à Prática Farmacêutica; Sinais e Sintomas Gerais e Inespecíficos e dos Diversos Sistemas e Aparelhos; Interpretação Clínica de Exames Laboratoriais; Farmacovigilância e Prática Farmacêutica Hospitalar; Pesquisa Científica: Aspectos Metodológicos; Pesquisa em Base de Dados; Centro de Informação de Medicamentos.
Discussão de Casos Clínicos.
Farmacoterapia de Enfermidades e Situações Clínicas Prevalentes - Protocolos e Diretrizes Terapêuticas
Farmacoterapia de Enfermidades Cardiovasculares, Renais e Hepáticas, Respiratórias Obstrutivas, do Sistema Nervoso Central, Infecciosas e Sepse; Tromboembolia Pulmonar; Manejo Clínico de Interação Medicamentosa; Manejo das Alterações Glicêmicas; Protocolos de Prevenção de Trombose.
Discussão de Casos Clínicos.
Atuação do Farmacêutico em Unidades e Situações Clínicas Especiais
Nutrição Parenteral Total – NPT; Administração de Medicamentos Via Sonda – Enterais e Gástricas; Unidade de Terapia Intensiva: Introdução, Principais Terapias Medicamentosas Infusionais; Dispositivos Inalatórios para Ventilação Mecânica; Unidades de Terapia Intensiva: Adulto, Coronariana, Neurológica, Pediátrica e Neonatológica; Unidade Oncológica; Unidade de Emergência; Radiofarmácia Hospitalar; Centro Cirúrgico.
Discussão de Casos Clínicos.
Coordenação
Ana Lúcia Rego Fleury de Camargo
Farmacêutica. Especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar. Especialista em Atenção Farmacêutica – Formação em Farmácia Clínica pelo Instituto Racine. Especialista em Farmácia Hospitalar e Clínica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Participou do Curso Latino-americano de Farmácia Clínica na Universidade do Chile e do curso de Capacitação em Gestão de Projetos pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Possui sólida experiência em Farmácia Hospitalar, atualmente Diretora Técnica do Serviço de Farmácia do Instituto do Coração HCFMUSP, atua também como Presidente da Comissão de Integração da Assistência Farmacêutica (CIAF) da Diretoria Clínica do HCFMUSP.
Celsa Raquel Villaverde Melgarejo
Pós-graduanda e Monitora AcadêmicaR$16.100,00